São Paulo, domingo, 30 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo alerta sobre o risco de pegar gripe suína

DE JOHANNESBURGO

Em cartilha divulgada para torcedores da Copa, o governo sul-africano alerta para o risco de um surto de gripe suína, também chamada de gripe A (H1N1), no país.
"Apesar de o risco de transmissão de gripe em estádio aberto ser baixo, surtos ocorreram em grandes concentrações", diz o documento do Instituto Nacional de Doenças Comunicáveis, ligado ao Ministério da Saúde.
"É provável que a pandemia de gripe A cause a maioria das infecções, que são geralmente suaves. No entanto, casos agudos podem ocorrer", prossegue o texto.
A cartilha recomenda aos torcedores estrangeiros que se vacinem em seus países antes de ir à África do Sul. Há o risco de os estoques não serem suficientes para todos.
Outras ameaças são apontadas. "O maior risco de adquirir uma doença sexualmente transmitida durante um evento de massa deve ser notado. Isso é de relevância especial na África do Sul, em que a taxa de prevalência em mulheres entre 15 e 49 anos é de 29%", aponta a cartilha.
A possibilidade de contrair malária é considerada pequena, uma vez que a Copa do Mundo ocorre numa época de baixa transmissão.
"Visitantes que vão a parques de safári, como o Kruger, devem tomar precauções contra picadas de mosquitos", ressalva o texto.
Também se recomenda cuidado com a tuberculose, doença comum no país.
"A África do Sul tem alta prevalência de tuberculose, que se espalha por contato próximo com secreções respiratórias. Mas todas as partidas serão em ambientes com ventilação natural, o que limita a transmissão." (FZ)


Texto Anterior: Linha-dura na Copa
Próximo Texto: Feridos antes da guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.