São Paulo, domingo, 30 de maio de 1999

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Palmeiras precisa vencer; empate dá vaga à Lusa
Paulista-99 define hoje o 'mata-mata'


da Reportagem Local

Palmeiras e Lusa decidem hoje à tarde, no estádio do Parque Antarctica, uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista com motivações totalmente distintas.
Para o time de Zagallo, o clássico representa o jogo mais importante do semestre. Para o Palmeiras, será uma "decisão menor" entre tantas que vem disputando.
São Paulo, Corinthians e Santos já estão classificados. Do clássico, válido pelo Grupo 3, sairá a definição da vaga restante. Os jogos de ida das semifinais, inicialmente marcados para o meio da semana, foram adiados ontem pela Federação Paulista e só acontecem no próximo fim-de-semana.
Enquanto para o Palmeiras o Estadual é a competição menos importante entre as três que disputa (o time está jogando também Libertadores e Copa do Brasil), para a Lusa, que se classifica hoje com um empate, a conquista do torneio pode quebrar um jejum de 26 anos sem nenhum título.
Se conquistar o Estadual, a Libertadores e a Copa do Brasil, o Palmeiras vai comemorar em menos de um mês o mesmo número de títulos importantes que a Lusa obteve nos últimos 47 anos.
Pensando nisso, o técnico Luiz Felipe Scolari garantiu que irá escalar hoje os titulares, a despeito de o time iniciar já na próxima quarta a decisão da Libertadores, contra o Deportivo Cali, na Colômbia.
"Conquistar títulos não é privilégio de apenas algumas equipes", diz o volante Pintado, confiante na classificação da Lusa.
Uma eliminação hoje significa também uma inatividade de quase dois meses para os jogadores da Lusa -o time só terá jogos oficiais no Campeonato Brasileiro, que começa só no final de julho.
Já uma classificação do Palmeiras aprofunda a maratona que o time vem tendo em 99.
A equipe já participou de 42 jogos oficiais na temporada. Garantindo a passagem para as semifinais do Paulista, terá pelo menos mais cinco partidas.
O resultado do jogo de hoje pode também influenciar o futuro dos dois treinadores.
Scolari deve ampliar o recorde de permanência de um técnico do clube desde 76 com a conquista dos três campeonatos. Já para Zagallo, uma derrota hoje pode terminar sua passagem na Lusa.
"Vou cumprir meu contrato até o dia 30 de junho. Depois disso, não sei o que vai acontecer", afirma o treinador, que desmentiu anteontem um convite do Botafogo para voltar para o Rio de Janeiro.




Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.