São Paulo, domingo, 30 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Vasco e Marathon fazem o último confronto das finais com oito jogadores que devem ser convocados amanhã
Base da seleção decide hoje Nacional

PAULO FERRARI VIARTI
free-lance para a Folha Ribeirão

A base da seleção brasileira que vai disputar o Campeonato Sul-Americano, em junho, na Argentina, estará em quadra hoje, às 19h30, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, brigando pelo título nacional de basquete.
Oito jogadores de Vasco e Marathon devem estar na lista que o técnico da seleção e de Franca, Hélio Rubens Garcia, divulgará amanhã, na sede da CBB.
As duas equipes fazem hoje o quinto e decisivo jogo do playoff final do Nacional. A série melhor de cinco está empatada em 2 a 2, sendo que cada time conquistou uma vitória em casa e outra no ginásio do rival. Na sexta-feira, o Marathon adiou a decisão ao bater em casa o Vasco por 88 a 70.
Do Marathon, devem ser chamados para compor a seleção os pivôs Sandro e Rodrigo, os armadores Helinho e Valtinho e o ala Márcio.
No lado vascaíno, os convocados provavelmente serão o armador Demétrius, o ala Rogério e o pivô Janjão. Valtinho e Rogério se recuperam de contusões e dependem de uma avaliação médica.
Os atletas convocados anteriormente para a seleção já treinamcom os auxiliares Guerrinha, Nilo Guimarães e Enio Vecchi.
"Em playoff, cada partida tem uma história diferente, e dificilmente repetiremos o placar do último jogo, no domingo (hoje), no Rio. Mas nossa equipe mostrou que tem capacidade para ser campeã", disse Hélio Rubens, treinador do Marathon/Franca.
Por seu lado, o time carioca está preocupado com o ala Rogério, que sofreu uma torção no pé direito e pode desfalcar a equipe na partida de hoje. "Temos de levantar a cabeça, esquecer a última derrota e pensar na decisão", afirmou o armador vascaíno Demétrius.
Dono da melhor campanha da liga (30 vitórias e seis derrotas), o time tenta um título que os cariocas não conquistam desde 1967, quando o Botafogo foi campeão -até hoje esse foi o único título obtido pelo Estado. O Marathon luta pelo inédito tricampeonato.
Independentemente de a equipe francana se sagrar campeã, o objetivo traçado para este ano foi atingido, para Hélio Rubens. "O título não importa tanto, pois o fundamental foi o trabalho de renovação realizado no clube", afirmou.
O time perdeu três atletas no ano passado: Demétrius, Rogério e o dominicano Vargas, justamente para o Vasco. O Marathon jogou a liga com um elenco com média de idade de 22,7 anos.
²
NA TV - Sportv, às 19h30





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.