São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Audiência na França faz Fifa ameaçar país

Ex-técnico e ex-presidente da federação francesa vão à Assembleia Nacional hoje dar explicações sobre fiasco

DE SÃO PAULO

Passados oito dias da despedida da Copa do Mundo, integrantes da campanha francesa na África do Sul ainda têm muito a se explicar.
A começar pelo treinador. Raymond Domenech terá de comparecer hoje ao Palácio Bourbon, sede da Assembleia Nacional, para justificar a participação na Copa.
Ele não estará só. Jean-Pierre Escalettes, presidente da FFF (Federação Francesa de Futebol) que renunciou ao cargo, mas fica até sexta, também terá de se esclarecer. Ambos irão falar à Comissão de Assuntos Culturais.
O simples anúncio da presença de Domenech e Escalettes na Assembleia Nacional provocou reação na Fifa. O presidente Joseph Blatter declarou que os franceses podem ser suspensos.
O estatuto da entidade máxima do futebol não tolera interferência governamental nas federações nacionais.
"Não queremos interferências políticas no futebol. A federação francesa tem a obrigação de respeitar as leis de seu país, mas os procedimentos devem seguir as normas presentes nos estatutos da Fifa", avisou Blatter.
A federação internacional só poderá punir caso a interação entre governo e FFF ultrapasse o campo dos debates e entre na área administrativa da entidade que organiza o futebol na França.
Albânia, Iraque, Camarões, Grécia e Etiópia já sofreram sanções por ingerência do governo nas federações.
Para a França, seria desastroso. Recentemente, o país conquistou o direito de sediar a Euro-2016, e Escalettes foi apontado como responsável pelo sucesso do projeto.
As equipes francesas classificadas para a próxima edição da Copa dos Campeões da Europa também podem ser prejudicadas. Olympique de Marselha, Lyon e Auxerre ganharam o direito de jogar o torneio a partir de setembro.


Com agências de notícias


Texto Anterior: Após sua segunda Copa, técnico japonês fala em deixar o cargo
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.