UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

TÊNIS

De virada, Guga segue em alta no cimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten, 26, iniciou bem sua temporada norte-americana em quadras rápidas. Ontem, o brasileiro venceu o canadense Frederic Niemeyer, 241º do mundo, por 2 sets a 1 (2/6,7/6 e 6/4) em sua estréia no Torneio de Los Angeles, e alcançou 80% de aproveitamento em jogos realizados em piso sintético neste ano.
Essa é a melhor performance da carreira de Guga nessa superfície. Até agora, o tenista catarinense venceu 12 dos 15 jogos realizados no cimento em 2003.
Na segunda rodada, ele vai enfrentar o norte-americano Eric Taino, seu parceiro no torneio de duplas em Los Angeles. Kuerten jamais enfrentou Taino em uma competição profissional. Até o fechamento desta edição, a organização do torneio não havia divulgado a data da partida, que será disputada hoje ou amanhã.
Apesar de pouco conhecido no circuito, Niemeyer deu um susto em Guga no início da partida. O canadense, que é especialista em quadras rápidas, teve um começo arrasador, vencendo com facilidade o primeiro set por 6 a 2.
Guga voltou melhor para o segundo set e o confronto ficou equilibrado, sendo decidido somente no Tie Break em favor do tenista brasileiro.
O equilíbrio permaneceu no último set, mas o brasileiro conseguiu fechar em 6/4 e triunfar em seu primeiro confronto com Niemeyer. Os dois tenistas devem voltar a se enfrentar em setembro pela Copa Davis. A disputa será em Calgary, no carpete, e vale um lugar na divisão de elite do tênis.
Guga não jogava desde o dia 25 de junho, quando foi eliminado na segunda rodada de Wimbledon, competição em que não venceu uma partida sequer.
Nesse período, o brasileiro fez sua preparação para a temporada norte-americana em quadras rápidas em Santa Catarina.
Guga entrou em quadra ontem ostentando um dos melhores retrospectos do circuito em piso sintético. Antes do duelo com Niemeyer, ele tinha 78,5% de aproveitamento nas partidas realizadas no cimento.
Foi justamente nessa superfície que o brasileiro obteve seu único título em 2003 até agora, em Auckland, na Nova Zelândia. Em quadra rápida, Guga também chegou à final do Masters Series de Indian Wells, mas foi derrotado pelo australiano Lleyton Hewitt.
A temporada do brasileiro no cimento contrasta com o desempenho dele no saibro, piso em que é especialista.
Na terra batida, o brasileiro teve desempenho pífio em 2003. Não conseguiu vencer nem 50% dos jogos -foram somente sete vitórias em 15 partidas.
Na preparação para Roland Garros, Grand Slam em que triunfou três vezes e único disputado no saibro, Kuerten obteve só quatro vitórias em oito jogos e não conseguiu chegar às quartas-de-final em nenhum dos três Masters Series (Montecarlo, Roma e Hamburgo) do período.


Texto Anterior: Motta quer processar levantadora
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.