|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Schumacher agora corre para conhecer a nova F-1
Férias forçadas das equipes serão um obstáculo do alemão antes de sua estreia
Fim do controle de tração, volta dos pneus slick, asas dianteiras móveis e Kers são maiores novidades técnicas em seu retorno ao Mundial
DA ENVIADA A BUDAPESTE
Mais velho piloto a correr na
F-1 desde 1995, quando Nigel
Mansell, aos 41, fez dois GPs
pela McLaren, Michael Schumacher dará início hoje a um
treinamento intensivo. O primeiro passo, se familiarizar
com as novidades introduzidas
na categoria desde que parou.
E são várias. Fim do controle
de tração, volta dos pneus slick,
asas dianteiras móveis controladas pelo piloto no cockpit e o
Kers, sistema que armazena e
transforma a energia das freadas em potência para o motor.
Além disso, os modelos 2009
da F-1 têm menos pressão aerodinâmica. As asas traseiras são
menores, e os apêndices que
chegavam a poluir visualmente
os carros estão vetados hoje.
Para deixar seu desafio ainda
maior, Schumacher não terá
muito tempo para se preparar
para a prova em Valência, pista
em que nunca correu e na qual
Felipe Massa venceu em 2008.
Por causa de um acordo da
Fota, a associação das equipes
de F-1, todos os times fecharão
as portas de 3 a 16 de agosto, para cortar custos. Isso significa
que todos os funcionários estarão em férias e que nenhum tipo de trabalho poderá ser feito.
Pelo mesmo motivo, os testes
coletivos estão proibidos.
A corrida contra o tempo terá
início hoje mesmo, quando
Schumacher começa a testar o
F60 no simulador de Maranello. O piloto também irá começar o programa de treinamentos físicos, visando principalmente o pescoço, parte mais
afetada na queda de moto em
Cartagena, em 11 de fevereiro.
Segundo Balbir Singh, seu
ex-preparador físico, o pescoço
do alemão ficou bastante fragilizado com o acidente e seria inclusive um risco Schumacher
voltar a andar de moto -uma
nova queda poderá ser fatal.
Desde que se afastou da F-1,
em 22 de outubro de 2006, no
GP Brasil, Schumacher continua envolvido com o esporte a
motor. Além de servir como
uma espécie de consultor da
Ferrari, ocupação que lhe faz ir
a algumas etapas durante a
temporada e participar esporadicamente de reuniões, ele passou a participar de algumas
corridas de moto.
Não abandonou também o
kart, uma de suas paixões.
Além de ter uma parceria
com a fábrica Tony Kart, o alemão frequentemente participa
de provas festivas -há pouco
mais de uma semana enfrentou
alguns pilotos da F-1 atual em
Garda, no norte da Itália.
Massa, seu companheiro de
time na ocasião, Nelsinho Piquet, Sebastian Vettel e Robert
Kubica, entre outros, estiveram na brincadeira, que, segundo Massa afirmou na sexta-feira passada, um dia antes de sofrer o acidente em Budapeste,
cansa mais que um GP de F-1.
"A gente dava 15 voltas e tinha que parar, porque era muito cansativo", falou Massa na
ocasião, ainda com uma bolha
na mão esquerda, causada pela
força para segurar o volante e
trocar as marchas do kart.
Se serve como prévia, em
Garda, Schumacher chegou à
frente de todos.
(TATIANA CUNHA)
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Massa sai da UTI e duvida de Hamilton Índice
|