São Paulo, quinta-feira, 30 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher agora corre para conhecer a nova F-1

Férias forçadas das equipes serão um obstáculo do alemão antes de sua estreia

Fim do controle de tração, volta dos pneus slick, asas dianteiras móveis e Kers são maiores novidades técnicas em seu retorno ao Mundial

DA ENVIADA A BUDAPESTE

Mais velho piloto a correr na F-1 desde 1995, quando Nigel Mansell, aos 41, fez dois GPs pela McLaren, Michael Schumacher dará início hoje a um treinamento intensivo. O primeiro passo, se familiarizar com as novidades introduzidas na categoria desde que parou.
E são várias. Fim do controle de tração, volta dos pneus slick, asas dianteiras móveis controladas pelo piloto no cockpit e o Kers, sistema que armazena e transforma a energia das freadas em potência para o motor.
Além disso, os modelos 2009 da F-1 têm menos pressão aerodinâmica. As asas traseiras são menores, e os apêndices que chegavam a poluir visualmente os carros estão vetados hoje.
Para deixar seu desafio ainda maior, Schumacher não terá muito tempo para se preparar para a prova em Valência, pista em que nunca correu e na qual Felipe Massa venceu em 2008.
Por causa de um acordo da Fota, a associação das equipes de F-1, todos os times fecharão as portas de 3 a 16 de agosto, para cortar custos. Isso significa que todos os funcionários estarão em férias e que nenhum tipo de trabalho poderá ser feito.
Pelo mesmo motivo, os testes coletivos estão proibidos.
A corrida contra o tempo terá início hoje mesmo, quando Schumacher começa a testar o F60 no simulador de Maranello. O piloto também irá começar o programa de treinamentos físicos, visando principalmente o pescoço, parte mais afetada na queda de moto em Cartagena, em 11 de fevereiro.
Segundo Balbir Singh, seu ex-preparador físico, o pescoço do alemão ficou bastante fragilizado com o acidente e seria inclusive um risco Schumacher voltar a andar de moto -uma nova queda poderá ser fatal.
Desde que se afastou da F-1, em 22 de outubro de 2006, no GP Brasil, Schumacher continua envolvido com o esporte a motor. Além de servir como uma espécie de consultor da Ferrari, ocupação que lhe faz ir a algumas etapas durante a temporada e participar esporadicamente de reuniões, ele passou a participar de algumas corridas de moto.
Não abandonou também o kart, uma de suas paixões.
Além de ter uma parceria com a fábrica Tony Kart, o alemão frequentemente participa de provas festivas -há pouco mais de uma semana enfrentou alguns pilotos da F-1 atual em Garda, no norte da Itália.
Massa, seu companheiro de time na ocasião, Nelsinho Piquet, Sebastian Vettel e Robert Kubica, entre outros, estiveram na brincadeira, que, segundo Massa afirmou na sexta-feira passada, um dia antes de sofrer o acidente em Budapeste, cansa mais que um GP de F-1.
"A gente dava 15 voltas e tinha que parar, porque era muito cansativo", falou Massa na ocasião, ainda com uma bolha na mão esquerda, causada pela força para segurar o volante e trocar as marchas do kart.
Se serve como prévia, em Garda, Schumacher chegou à frente de todos. (TATIANA CUNHA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Massa sai da UTI e duvida de Hamilton
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.