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Em ano de fracassos, BMW deixa a categoria
DA ENVIADA A BUDAPESTE
Após convocar uma entrevista coletiva de emergência para
a manhã de ontem, em Munique, na Alemanha, a BMW
anunciou que deixará a F-1 ao
término desta temporada.
É a segunda montadora a tomar tal medida num período de
sete meses. A primeira foi a
Honda, que em dezembro divulgou que não manteria mais
um time na categoria -mais
tarde, foi comprada por Ross
Brawn e virou a Brawn GP.
"Essa foi uma decisão muito
difícil para tomarmos, mas é
um passo em direção à estratégia futura de nossa companhia", disse Norbert Reithofer,
chefe do conselho da BMW.
Além da crise financeira, os
maus resultados conquistados
pela equipe nesta temporada
tiveram papel determinante na
decisão da fabricante alemã de
abrir mão do projeto na F-1.
Se em 2008 comemorou seu
melhor ano, tendo amealhado a
primeira pole position e a primeira vitória de sua história,
ambas com Robert Kubica (no
Bahrein e no Canadá, respectivamente), em 2009 a BMW não
é mais nem sombra do time que
era há menos de um ano.
"Só precisamos de três anos
para nos estabelecermos como
uma das equipes de ponta. Infelizmente, não conseguimos
atingir nossos objetivos nesta
temporada", falou Klaus Draeger, responsável pela área de
desenvolvimento da BMW.
Desde a terceira etapa do
Mundial, na China, tanto Kubica quanto Nick Heidfeld não
conseguem se classificar entre
os dez primeiros no grid. Mais:
em corridas, o segundo lugar do
piloto alemão na Malásia é o
melhor resultado obtido pela
BMW, que em 2008 havia se
firmado como a terceira força
da categoria, atrás apenas das
gigantes Ferrari e McLaren.
Diretor da BMW, Mario
Theissen disse compreender a
decisão da empresa. "Foi feita
de um ponto de vista corporativo", afirmou ele. "Agora vamos
nos concentrar nas corridas
que nos faltam e demonstrar
nosso espírito lutador."
A Fota, associação das equipes, declarou logo depois do
anúncio que seus membros estão dispostos a fazer o que for
preciso para ajudar a BMW.
Em comunicado, o grupo
afirma ainda que irá discutir algumas novidades para manter
elevado o número de carros no
grid, caso isso seja necessário.
"Dentre essas iniciativas,
uma que seria interessante é a
introdução de um terceiro carro no grid. A Fota irá buscar a
opinião dos interessados para
definir algumas propostas visando o futuro da F-1."
(TC)
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