São Paulo, quinta-feira, 30 de julho de 2009

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Em ano de fracassos, BMW deixa a categoria

DA ENVIADA A BUDAPESTE

Após convocar uma entrevista coletiva de emergência para a manhã de ontem, em Munique, na Alemanha, a BMW anunciou que deixará a F-1 ao término desta temporada.
É a segunda montadora a tomar tal medida num período de sete meses. A primeira foi a Honda, que em dezembro divulgou que não manteria mais um time na categoria -mais tarde, foi comprada por Ross Brawn e virou a Brawn GP.
"Essa foi uma decisão muito difícil para tomarmos, mas é um passo em direção à estratégia futura de nossa companhia", disse Norbert Reithofer, chefe do conselho da BMW.
Além da crise financeira, os maus resultados conquistados pela equipe nesta temporada tiveram papel determinante na decisão da fabricante alemã de abrir mão do projeto na F-1.
Se em 2008 comemorou seu melhor ano, tendo amealhado a primeira pole position e a primeira vitória de sua história, ambas com Robert Kubica (no Bahrein e no Canadá, respectivamente), em 2009 a BMW não é mais nem sombra do time que era há menos de um ano.
"Só precisamos de três anos para nos estabelecermos como uma das equipes de ponta. Infelizmente, não conseguimos atingir nossos objetivos nesta temporada", falou Klaus Draeger, responsável pela área de desenvolvimento da BMW.
Desde a terceira etapa do Mundial, na China, tanto Kubica quanto Nick Heidfeld não conseguem se classificar entre os dez primeiros no grid. Mais: em corridas, o segundo lugar do piloto alemão na Malásia é o melhor resultado obtido pela BMW, que em 2008 havia se firmado como a terceira força da categoria, atrás apenas das gigantes Ferrari e McLaren.
Diretor da BMW, Mario Theissen disse compreender a decisão da empresa. "Foi feita de um ponto de vista corporativo", afirmou ele. "Agora vamos nos concentrar nas corridas que nos faltam e demonstrar nosso espírito lutador."
A Fota, associação das equipes, declarou logo depois do anúncio que seus membros estão dispostos a fazer o que for preciso para ajudar a BMW.
Em comunicado, o grupo afirma ainda que irá discutir algumas novidades para manter elevado o número de carros no grid, caso isso seja necessário.
"Dentre essas iniciativas, uma que seria interessante é a introdução de um terceiro carro no grid. A Fota irá buscar a opinião dos interessados para definir algumas propostas visando o futuro da F-1." (TC)


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