São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LOS GRINGOS - ENZO PALLADINI

Na tempestade


A Inglaterra e a Espanha pensam grande no futuro, enquanto a Itália continua com ideias antiquadas


O futebol italiano está no meio de uma tempestade. O campeonato não começou e ninguém sabe exatamente o porquê. Os jogadores dizem que a culpa é dos presidentes. Os clubes dizem que os jogadores são crianças mimadas.
Mas esta greve vai ser útil para se pensar.
No domingo que a Itália viveu sem futebol, a Inglaterra e a Espanha viram um show fantástico: oito gols do Manchester United, cinco do Manchester City, seis do Real Madrid.
A Premier League e a Liga são campeonatos de nível muito alto, tecnicamente e taticamente. A Bundelisga alemã não deve ter inveja da Série A italiana, a Ligue 1 francesa tem times que na Itália poderiam lutar no mais alto nível, como o Paris Saint-Germain.
A Inglaterra e a Espanha pensam grande no futuro, e os planos dos grandes times da Itália desapareceram.
A Itália está fora do panorama internacional, prossegue com ideias futebolísticas velhas, de 20 anos pelo menos.
A Inter ganhou um ano e meio atrás a Champions League. Agora, mudou todos os seus objetivos, mas para baixo. O presidente Moratti já está cansado do seu técnico, Gian Piero Gasperini, e quase certamente irá demiti-lo em breve.
Moratti também vendeu Samuel Eto'o e sempre considerou a oportunidade de vender Sneijder. Parece fácil prever que Inter não vai ser uma grande estrela do campeonato nesta temporada. Conta o agente que o atacante camaronês Eto'o decidiu deixar o Inter e ir para a Rússia no dia 6 de agosto, quando seu time perdeu a Supercopa da Itália para o Milan. Todo o projeto da Inter não é claro agora.
A previsão para o Italiano 2011/12 é muito fácil.
O Milan é o time mais forte e mais completo. Se nada mudar, a equipe de Massimiliano Allegri e Ibrahimovic vai ganhar o título com facilidade.
Pode também ser um ano de surpresas, porque o nível do campeonato é sempre muito baixo.
É possível que a Lazio seja competitiva para o segundo ou o terceiro lugar, e talvez a Juventus finalmente seja capaz de voltar a viver no topo da classificação.
Tenho certeza de que as equipes italianas vão ter problemas na Europa. Só o Milan parece potencialmente competitivo na Champions League. A Inter está cheia de dúvidas, e o Napoli mostrou que tem limites quando jogou com o Barcelona e perdeu de 5 a 0.
Esse é o valor presente no futebol italiano.


Texto Anterior: Natação: Atletas advertidos junto com Cielo fazem boas marcas
Próximo Texto: Seleção mescla dois grupos por Londres
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.