São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Com novo centro de tratamento, clube reduz lesões e atrai atletas de fora

São Paulo terceiriza o seu "spa" para ossos e músculos

DA REPORTAGEM LOCAL

A fama do São Paulo em recuperar atletas lesionados tem um nome: Reffis, o moderno centro de prevenção de lesões e fisioterapia e fisiologia do exercício.
Desde que a sala foi inaugurada, no ano passado, os são-paulinos reduziram a quase zero as lesões musculares de seus jogadores e têm atraído atletas de outros clubes e de outras modalidades.
Já passaram por lá neste ano Denílson, Roque Júnior, Fábio Aurélio. O piloto de motociclismo Alexandre Barros e o de F-1 Felipe Massa também, e de graça.
O empresário e triatleta João Paulo Diniz durante várias semanas pousou seu helicóptero no CT são-paulino para se tratar.
O próximo a freqüentar o Reffis será o atacante Luizão, que será observado e até pode acabar vestindo a camisa do clube em 2005.
"O Reffis deu um ar moderno ao CT. Ninguém gosta de trabalhar prevenção de lesões. Mas, num ambiente agradável, isso se torna menos chato", afirma o superintendente são-paulino Marco Aurélio Cunha.
Para a construção do centro, o São Paulo firmou parceria com uma empresa de fitness, que cedeu aparelhos avaliados em US$ 300 mil. Com o Reffis, os são-paulinos entraram na malhação.
Em um trabalho que envolve toda a comissão técnica, adotou desde o ano passado um programa de exercícios para seus atletas.
Como resultado, nesta temporada, apenas Luis Fabiano sofreu lesões musculares.
Os são-paulinos são submetidos a duas sessões semanais de musculação em 16 aparelhos. Os treinamentos, que duram cerca de uma hora, exercitam todos os grupos musculares. Cada atleta tem sua própria carga.
O trabalho é feito de forma progressiva, com diminuição de repetições e aumento de carga. "O atleta não perde a mobilidade. Atuamos na prevenção de lesões e na melhora da performance com a introdução da força", afirma o preparador físico Carlinhos Neves. "A musculação somente traz resultado se feita com freqüência." (EDUARDO ARRUDA)


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Grafite diz não se iludir com atuação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.