UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Em jogo épico, brasileiro bate Philippoussis e avança à 3ª rodada em Paris

Guga salva 5 match points e vira batalha de tie-breaks

Eric Gaillard/Reuters
Guga rebate na partida em que venceu Mark Philippoussis após 2 horas e seis minutos de jogo


DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten sofreu com o saque-canhão do australiano Mark Philippoussis, mas conseguiu avançar às oitavas-de-final do Masters Series de Paris.
Em uma partida sem nenhuma quebra de saque, o brasileiro salvou cinco match points e venceu de virada, por 2 a 1 (6/7, 7/6 e 7/6), após duas horas e seis minutos.
Em 2000, quando se enfrentaram nas semifinais do mesmo torneio, Guga e Philippoussis disputaram um jogo parecido.
Na ocasião, o australiano, especialista em piso rápido e dono de um dos saques mais potentes do circuito, venceu por 7/6 e 7/6.
Na estréia deste ano, Kuerten enfrentou o americano Mardy Fish, outro conhecido como bom sacador, mas o rival teve um desempenho abaixo do esperado.
Em sua série vitoriosa de sete partidas (a maior da temporada), foi a primeira vez que o brasileiro derrotou um adversário mais bem colocado no ranking -Philippoussis é o 12º, e Guga, o 17º.
Foi também a primeira vez desde a estréia em São Petersburgo que o brasileiro, que vem sacando muito bem, obteve menos aces do que o adversário -19 a 31.
Guga empatou o confronto direto com o australiano em 2 a 2 e o eliminou da disputa pela última vaga no Masters, torneio que reúne os oito melhores do ano.
No tie-break do primeiro set, Kuerten, 27, perdeu um ponto no saque logo no início da disputa, e Philippoussis, 26, só confirmou seus serviços para vencer por 7/5.
O brasileiro jogou pressionado no segundo desempate. Salvou cinco match points e venceu por 13 a 11. No terceiro, Guga dominou amplamente e marcou 7 a 1.
"Sabia que seria uma batalha. O Philippoussis estava sacando muito bem, mas acabei jogando um tie-break do terceiro set muito bom", afirmou o brasileiro, que faz em 2003 a melhor temporada nos desempates. Ele conquistou 61,5% dos tie-breaks neste ano.
Kuerten enfrenta hoje, por volta das 17h, o britânico Tim Henman, 29, que bateu o francês Sebastien Grosjean por 2 a 1 (3/6, 6/4 e 7/5).
Assim como aconteceu contra Philippoussis, o brasileiro entra em quadra hoje em desvantagem no confronto direto com o rival.
Henman, 31º do ranking, venceu três das cinco partidas diante de Kuerten, inclusive a última, na primeira rodada do Masters Series de Cincinnati no ano passado.

NA TV - Masters Series de Paris, ao vivo, às 8h, às 13h e às 16h, na Sportv


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Lesão de argentino em Paris acirra disputa pelo Masters
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.