São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo revive era de vacas magras

SÉRIE A Sem vencer há sete jogos, time tenta recuperação ante o Vasco

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Sem conquistar um título há praticamente três temporadas, o São Paulo de hoje lembra cada vez mais a equipe que batia cabeça antes da sua última era de glórias.
Antes de faturar uma Libertadores, um Mundial e três Brasileiros no período de quatro anos, o clube vivia dias parecidos com os atuais.
Além da seca de títulos de primeira grandeza, trocava de técnicos com frequência, era alvo da ira dos torcedores, ficava fora da Libertadores e apostava suas fichas em promessas da base.
Após ser eliminado da Sul-
-Americana, o São Paulo inicia hoje, contra o Vasco, líder do Brasileiro, sua última cartada para apagar pelo menos uma dessas semelhanças.
O time, que não venceu nas últimas sete rodadas do Nacional, seu único caminho para obter vaga na Libertadores-2012, tenta evitar ficar fora do torneio continental pelo segundo ano consecutivo.
Em seus melhores momentos da década passada, ir à Libertadores fez parte do DNA são-paulino. Foram sete participações em sequência. Antes, porém, ficou ausente entre 1995 e 2003.
Foi então, quando ficou três anos sem levantar um troféu que o time se acostumou às críticas da torcida, que. O são-paulino reclamava da falta de poder de decisão dos jogadores e dizia que a equipe "amarelava".
As reclamações atuais também têm cunho psicológico. O assunto é a suposta apatia dos atletas, que pouco se importariam com os resultados.
Para mudar o quadro, Emerson Leão foi contratado. Foi com ele que o São Paulo faturou o Paulista de 2005, título que encerrou o antigo jejum e abriu caminho para vencer a Libertadores e o Mundial daquele ano.
O técnico é o terceiro a ocupar efetivamente o cargo neste ano. Desde 1998, o clube não mudava tanto o comando em uma temporada.
Nos tempos em que vencia, mantinha seus treinadores. Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro, ficou três anos e meio. Tinha à disposição um elenco com poucas pratas da casa. Os principais atletas vinham de outros times.
Só no ano passado as crias das categorias de base voltaram a gozar do prestígio dos tempos de vacas magras, quando revelou Kaká e Júlio Baptista, por exemplo. Lucas, o único selecionável do São Paulo de hoje, saiu da base.

NA TV
Vasco x São Paulo
16h Band e Globo (para RS e SP)


Texto Anterior: A rodada: Botafogo e Flu ganham e ainda sonham com título
Próximo Texto: Juca Kfouri: Doping à brasileira
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.