UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Rojas barra titulares e escala time com menor média de idade para pegar Ponte Preta por vaga no torneio continental

São Paulo teen joga hoje por Libertadores

DA REPORTAGEM LOCAL

É com sua formação mais jovem neste Brasileiro que o São Paulo tentará hoje seu retorno à Taça Libertadores.
Hoje, em Campinas, às 18h, o técnico Roberto Rojas colocará em campo uma equipe com média de idade de 22,6 anos para enfrentar a Ponte Preta.
Uma vitória diante do rival dará ao time, terceiro colocado no Brasileiro, com 74 pontos, a vaga no principal torneio interclubes do continente americano, algo que não ocorre desde 1994.
Para alcançar o feito, o treinador apostará em atletas vindos das categorias de base do clube, como o zagueiro Edcarlos e o atacante Diego Tardelli, ambos de 18 anos. Eles substituem os titulares Jean, 24, e Luis Fabiano, 23, que estão suspensos.
Além deles, outros dois novatos, Gallo, 21, e Marco Antônio, 19, ganharam lugar entre os titulares no último treinamento coletivo. Deixaram a equipe Adriano, 24, e Carlos Alberto, 22.
Os dois não agradaram ao técnico Rojas na derrota por 3 a 1 para o River Plate, pelas semifinais da Copa Sul-Americana, na última quarta-feira, em Buenos Aires. Neste jogo, a média de idade da equipe são-paulina foi de 24 anos.
"Não esperava essa chance. Mas não tem hora melhor", afirmou o meia Marco Antônio.
"Sempre que você entra em campo é uma grande chance. Ainda não mostrei o que posso mostrar. Não consegui fazer uma partida para marcar a torcida. Quem sabe não é neste domingo", disse.
A opção de Rojas pela entrada de atletas mais jovens na equipe tem se mostrado acertada, pelo menos na reta final do Nacional.
Contra o Coritiba, concorrente direto na disputa pela Taça Libertadores, o São Paulo venceu por 1 a 0 com um time cuja média de idade era de 22,7 anos.
Na última rodada, uma equipe jovem (23,1 anos) bateu o Vitória por 3 a 1, no estádio do Morumbi.
"São jovens que estão no grupo. É hora de aproveitá-los. Sempre contamos com eles, agora chegou o momento de serem titulares", justificou o técnico chileno.
Rojas também afirmou que os problemas de contusões e suspensões de jogadores acabaram por apressar o lançamento de alguns novatos no time principal.
"A equipe não conseguiu repetir a escalação por quatro, cinco jogos seguidos. Também tivemos muitos jogadores nas seleções de base e principal", completou.
Já a Ponte Preta tenta quebrar um tabu de quatro anos sem vencer o rival no Moisés Lucarelli.
Uma derrota poderá colocar o time de Campinas, que iniciou a rodada na 20ª colocação, com 46 pontos, na zona do rebaixamento. Os ponte-pretanos terão ainda de superar ainda o jejum de 143 dias sem vencer em casa. O último triunfo da equipe do técnico Abel Braga foi diante do Bahia (1 a 0), dia 13 de julho. (EDUARDO ARRUDA)


NA TV - Ponte Preta x São Paulo, ao vivo, às 18h, na Sportv (só para São Paulo)



Texto Anterior: Paraná joga por artilheiro
Próximo Texto: O personagem: Diego Tardelli vira protagonista na reta final
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.