UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Equipe derrota EUA por 3 sets a 0 na Copa do Mundo e assegura vaga olímpica ao lado de Itália e Sérvia e Montenegro

Brasil carimba passaporte para Atenas-04

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina também vai aos Jogos de Atenas-2004. A equipe do técnico Bernardinho carimbou o passaporte ao derrotar os EUA ontem, por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/21 e 25/23, na Copa do Mundo do Japão.
Com o resultado, o Brasil colocou seus dois times de vôlei nos Jogos Olímpicos. As mulheres haviam obtido a vaga ao ficarem em segundo lugar no torneio japonês.
Para pôr os pés na Grécia, o time brasileiro, único invicto na competição, precisava vencer apenas um set e o fez em 22 minutos.
Os EUA começaram melhor e lideraram o placar até a metade do primeiro set (14 a 13), quando o Brasil iniciou a reação. O time passou à frente, abriu vantagem de 19 a 17 e deslanchou.
Com a vaga assegurada, os brasileiros relaxaram e levaram mais 48 minutos para fechar em 3 a 0.
"Eu estava ansioso em relação a isso [a classificação para os Jogos], mas cada um fez o que tinha que fazer", disse Bernardinho.
"Estamos felizes com a vaga, porém não estamos satisfeitos. Cada um tem algo a melhorar, e nós temos que melhorar mais até os Jogos. Se ficarmos parados, os outros países vão nos alcançar", completou o treinador.
A classificação neste ano dá à seleção tempo para preparar o plano de trabalho pré-Olimpíada e para descansar os atletas após uma desgastante convivência.
Junta desde abril, a equipe teve um duro teste de convivência na Copa no Japão. Entre treinos e jogos, ficou um mês concentrada.
Se não conseguisse a vaga agora, o Brasil teria de disputar o Pré-Olímpico da América do Sul, que deve acontecer em janeiro.
Foi o que enfrentou a seleção do técnico Radamés Lattari. Depois de um quinto lugar na Copa-1999, o time jogou o Pré-Olímpico em São Caetano do Sul (SP).
A equipe passou com por Venezuela e Colômbia com facilidade. Mas, diante dos argentinos, fez um jogo nervoso, vencido no tie-break graças ao oposto Joel.
Em Sydney-2000, novo vexame. A Argentina, que obteve sua vaga na repescagem, despachou a equipe da disputa por medalhas.
Remanescente do grupo dos últimos Jogos, Maurício crê que esta seleção está pronta para repetir o feito de Barcelona-1992. O levantador espera ser o único da seleção a jogar cinco Olimpíadas.
"Quero ir a Atenas para ser bicampeão olímpico. Agora este é o meu objetivo", afirmou.
Com o passaporte carimbado, os brasileiros se dedicarão agora exclusivamente aos clubes. Maurício, Nalbert, Giba, Gustavo, Dante e Rodrigão disputam o Italiano. Anderson jogará o Japonês.
Giovane, Ricardinho, Escadinha, André Nascimento e André Heller chegam na terça ao país para iniciarem os treinos para a Superliga, que começa no sábado.
Além do Brasil, Itália e Sérvia e Montenegro vão à Olimpíada.
Brasileiros e italianos tentariam nesta madrugada conquistar a Copa. Para ficar com o título inédito, a seleção precisava vencer o Japão ou torcer por uma derrota dos europeus.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Giovane assume 1º posto na lista de atacantes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.