UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAN-AMERICANO

Comitê quer licenciar mais de 100 artigos

Rio-2007 planeja lucrar US$ 3 mi com produtos ligados aos Jogos

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O Co-Rio (Comitê Organizador do Pan 2007) pretende licenciar a partir de fevereiro de jóias até lápis com a marca dos Jogos.
O departamento de marketing do comitê está dando os toques finais nas quatro famílias de marcas que serão negociadas pelo órgão -mascotes, pictogramas de cada modalidade, padronagem gráfica dos jogos e logomarca (única que já está pronta).
""A intenção é licenciar mais de 100 categorias de produtos para o Pan", disse Leonardo Gryner, diretor de marketing do Co-Rio.
O executivo disse acreditar que a venda de produtos licenciados até o fim do evento deve movimentar cerca de US$ 50 milhões.
Caso a estratégia tenha sucesso, o Co-Rio vai faturar cerca de US$ 3 milhões em royalties para ajudar na manutenção do órgão.
O público alvo será o brasileiro. Estudos da Co-Rio mostram que 70% do mercado será nacional.
O setor de vestuário é o principal. O Co-Rio tentará também licenciar artigos de papelaria, brinquedos e suvenires.
Apesar de o Pan ser no Brasil, o comitê acredita que negociará as marcas em outros países, como Argentina, Chile, EUA e Canadá.
Os mascotes, os pictogramas e a padronagem dos Jogos serão lançados em janeiro. O Co-Rio já decidiu que o Pan 2007 terá mais de um mascote, seguindo o exemplo da Olimpíada de Sydney-2000 e da Copa do Mundo de 2002.
Além do licenciamento das marcas, o Co-Rio pretende também comercializar franquias de lojas oficiais da competição. A primeira deverá ser aberta já em 2004. Eles estimam arrecadar mais US$ 3,5 milhões com concessões e lojas próprias dos jogos.
""Já nos eventos preparatórios, vamos querer colocar à venda produtos licenciados em lojas específicas", disse o executivo.
Anteontem, o Comitê Olímpico Brasileiro e a Prefeitura do Rio anunciaram oito eventos esportivos preparatórios para o Pan-Americano em 2004 na cidade.

Pirataria
A logomarca do Pan 2007 ganhou as ruas do Rio. Os camelôs do centro da cidade já vendem camisas com o símbolo.
""Também estamos muito atentos à pirataria. Já constituímos advogados para trabalhar no assunto", afirmou Gryner.


Texto Anterior: Olimpíada vira obsessão de ginasta gaúcha
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Festa no Mineirão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.