São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Suíça quer medir forças com as melhores do mundo

Após três anos e meio afastada, Hingis, 25, anuncia seu retorno

DA REPORTAGEM LOCAL

Três anos e meio após dar adeus às quadras, a suíça Martina Hingis, 25, anunciou ontem que vai retornar ao circuito profissional na temporada do ano que vem.
Dona de 40 títulos de simples -entre eles cinco Grand Slams- e 36 de duplas, além de ter passado 209 semanas no topo do ranking, a tenista até ensaiou um retorno no início deste ano. Mas não se deu bem. Foi eliminada logo na primeira rodada do Torneio da Tailândia pela desconhecida alemã Marlene Weingartner.
"Eu nunca aceitei o fato de minhas contusões terem encurtado minha carreira", afirmou Hingis, em comunicado divulgado ontem por seus agentes.
"Aproveitei meu tempo longe das quadras, um período que me permitiu experimentar um outro lado da vida que eu não conhecia. Mas sinto falta de jogar e quero descobrir se posso permanecer saudável e competir contra as melhores jogadores de hoje", disse.
A primeira aparição da tenista após o anúncio será no Rio de Janeiro, onde participa, no dia 10, de um torneio de exibição. Ela enfrentará a russa Anna Kournikova em uma arena que será montada na praia de Copacabana.
O principal desafio de Hingis em sua volta ao circuito profissional será manter-se afastada das lesões que sempre a acompanharam, apesar da pouca idade com que começou a jogar -ela participou pela primeira vez de um torneio da WTA apenas quatro dias após completar 14 anos.
Precocidade, aliás, que lhe rendeu várias marcas em sua carreira. A suíça tornou-se, em 1997, a mais jovem tenista a assumir a liderança do ranking -atingiu o feito com 16 anos e seis meses. Também aos 16, transformou-se na ganhadora mais jovem de um Grand Slam no século passado.
De 1997 a 2001, Hingis passou 209 das 247 semanas na ponta do ranking. A chegada das irmãs Williams (Venus e Serena) ao circuito, porém, deu início à decadência da suíça. Em 2001 envolveu-se em um processo contra a fabricante de artigos esportivos Sergio Tacchini, alegando que seus tênis haviam machucado seus pés.
No final daquele mesmo ano, teve de operar os dois tornozelos. Em maio de 2002 desistiu de competir, quando tinha só 22 anos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Vôlei: Tabelas e chaves dos Mundiais são divulgadas
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.