São Paulo, sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador aprovou Fonte Nova

Há um mês, Jaques Wagner disse que estádio teria condição de abrigar jogo de eliminatórias em 2008

Agora, petista aponta que tragédia com sete mortos no domingo só acelera sua decisão de construir nova arena na capital baiana


LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Menos de um mês antes do acidente que provocou a morte de sete torcedores do Bahia e deixou outros 87 feridos, o governador Jaques Wagner (PT) dissera que a Fonte Nova tinha condições de abrigar um jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa-2010.
"Eu acho que os baianos merecem esse presente. Nunca houve uma eliminatória da Copa do Mundo da seleção brasileira jogando em Salvador, no estádio da Fonte Nova. Nós estamos investindo mais de R$ 3,5 milhões [no estádio]. Já reformamos a Fonte Nova", disse Wagner, no programa semanal "Conversa com o governador", veiculado pela Assessoria Geral de Comunicação, órgão do governo, em 30 de outubro.
O programa é disponibilizado para todas as emissoras de rádio da Bahia interessadas em sua retransmissão.
Indagado ontem sobre a mudança de sua decisão -o governador anunciou, nesta semana, a implosão da Fonte Nova-, ele disse, via assessoria, que aguardava apenas o encerramento do Brasileiro da Série C para começar a reforma no estádio.
"As reformas seriam para oferecer mais conforto aos torcedores, ninguém falava que a estrutura física do estádio era crítica", disse o governador, por meio de assessoria. A fatalidade o fez mudar a opinião.
Em outubro, Wagner lembrou que a Fonte Nova funcionava a plena capacidade.
"Ela só podia ser ocupada em 25%, hoje já tem 100% de ocupação. Hoje nós estamos fazendo a revisão dos vestiários, banheiros e tribuna de honra, portanto, até o ano que vem, 2008, não tem nenhuma dúvida que o estádio está preparado para uma eliminatória. Tenho convicção de que a gente vai conseguir. Quero dar este presente para o povo baiano, que tem uma torcida tão apaixonada pelo futebol, trazendo jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias aqui à Fonte Nova."
No último domingo, quando o Bahia enfrentou o Vila Nova-GO pelo Brasileiro da Série C, uma parte do anel superior do estádio desabou. Segundo a Polícia Militar, 12 torcedores caíram de uma altura de 20 metros -sete morreram.
Havia 60.007 pagantes no estádio -outros 15 mil, que estavam do lado de fora, segundo a PM, forçaram catracas e invadiram a Fonte Nova para celebrar o acesso do Bahia à Série B.
Na última terça-feira, sob intensa pressão popular e críticas do Ministério Público, o petista anunciou a demolição da Fonte Nova e a construção de um novo estádio, no mesmo local, com capacidade para 60 mil pessoas. "Quero dotar a Bahia de um estádio digno, e o acidente de domingo só fez acelerar a minha decisão", justificou.


Texto Anterior: Milan: Lesão poderá deixar Ronaldo fora do Mundial
Próximo Texto: Cuidado: Estádios em SP serão fiscalizados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.