São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOSTÃO

Cinco jogadores especiais


Por diferentes e marcantes características, alguns atletas são especiais, mesmo se não forem os melhores

UMA LEITORA me disse que critico a supervalorização dos técnicos, o que ela concorda, e ao mesmo tempo escrevo muito sobre eles. É verdade.
Hoje, vou falar de cinco jogadores especiais, por terem marcantes e diferentes características.
Rogério Ceni revolucionou a função de goleiro. É o que joga melhor com os pés em todo o mundo.
Ele não é apenas um excelente cobrador de pênaltis e faltas. Isso não é difícil. Basta treinar muito. O que o distingue dos outros goleiros são seus ótimos passes para iniciar as jogadas ofensivas e as coberturas que faz dos zagueiros, quando esses adiantam a marcação.
Como disse o grande goleiro Raul Plasmann, os esquemas táticos não deveriam ser chamados de 4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, e sim de 1-4-4-2, 1-4-3-3, 1-3-5-2. O goleiro não pode mais ser visto como um Robinson Crusoé, sem celular.
Os melhores momentos de Guilherme são brilhantes. Ele é um dos poucos atacantes que finalizam bem e que dão eficientes e surpreendentes passes. Se quiser ser um craque, Guilherme não pode se apagar tanto quando não conseguir brilhar.
Mesmo assim, prefiro seu brilho fugaz ao atacante regular, mesmo os que fazem mais gols que ele.
Há muitos bons cruzadores de bolas paradas, jogando no Brasil e fora, mas nenhum é tão preciso quanto Jorge Wagner. Em seus cruzamentos, a bola vai forte, em curva e na altura certa. Passa centímetros por cima da cabeça de quem está na frente e cai dentro da área. Não dá para o goleiro sair. Saem assim muitos gols do São Paulo.
Hernanes e Ramires não são volantes nem meias. São armadores defensivos e ofensivos. Hernanes possui uma raríssima qualidade, que é ter a mesma eficiência com os dois pés para dominar a bola, driblar, passar e finalizar. É bonito vê-lo jogar, com o corpo ereto, olhando para frente e não para a bola.
Ramires, em uma fração de segundos, sai de sua intermediária para fazer gol dentro da área. Isso é também raro. Como ele chega na frente com muita velocidade e com o corpo desequilibrado, erra muitas finalizações e passes decisivos. Se diminuir essa deficiência, vai se tornar um excepcional jogador.
Dunga criticou os que pedem a convocação de Hernanes e Ramires. Para o técnico, os dois teriam que jogar na seleção de uma maneira diferente do que fazem em seus clubes.
Não é verdade. Hernanes e Ramires têm a mesma função que Elano e Anderson tiveram contra Portugal. Chegar muito e bem na frente, como fazem Hernanes e Ramires, é uma grande virtude, e não um problema. Hernanes é melhor que Elano e Anderson. As excelentes atuações dos dois contra Portugal não são as habituais.
Como se vê, acabei falando dos técnicos. Eles estão em toda parte. Tomaram conta do futebol.

Incompreensível
No polêmico lance do pênalti, na partida entre Cruzeiro e Flamengo, o incompreensível foi a maior parte da imprensa tratar um lance duvidoso como um escandaloso erro do Simon.
Mesmo se tivesse sido pênalti, o que não acho desde o instante do lance, falhas muito mais evidentes na marcação de pênaltis ocorrem em toda rodada.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Santos vai a MG na defensiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.