São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo só se vê "ideal" depois do início da Taça Libertadores

Chegada de reforços atrasa cronograma previsto pelo técnico Ricardo Gomes

CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

No início da pré-temporada, Ricardo Gomes estipulou o dia 10 de fevereiro, quando o São Paulo estreia na Libertadores, como data-limite para definir uma escalação que considere ideal para a equipe tricolor.
Mas a chegada de três reforços nos últimos dez dias -Alex Silva, Cléber Santana e Rodrigo Souto- deve atrasar o cronograma inicial do treinador.
Cléber Santana nem sequer foi apresentado oficialmente. Mesmo assim, a expectativa é que o volante esteja em boas condições físicas e possa estrear logo após sua chegada.
Por outro lado, o São Paulo já não conta com Rodrigo Souto e Alex Silva para o primeiro jogo na Libertadores, contra o Monterrey, do México, no Morumbi. Os dois chegaram ao São Paulo lesionados e nem começaram a treinar com bola.
Pela previsão do departamento médico são-paulino, somente em março o São Paulo terá todo o seu elenco à disposição. O atacante Fernandinho, reforço vindo do Barueri, submeteu-se a uma cirurgia no pé em janeiro, e sua volta está prevista apenas para março.
Por isso, até mesmo o presidente do clube tricolor, Juvenal Juvêncio, prevê que o São Paulo "ideal" só aparecerá com a Libertadores já em andamento.
"O Rodrigo [Souto] precisa de 15 dias, o Alex [Silva] precisa de mais 20 dias, o Fernandinho precisa de 60 [dias]. Na hora em que todas essas peças se ajustarem e estiverem preparadas, acho que seremos um time competente", disse o dirigente.
Antes que todos os jogadores estejam aptos a serem escalados por Ricardo Gomes, porém, o São Paulo terá dois jogos na Libertadores. Além do Monterrey, no próximo dia 10, a equipe pega o Once Caldas, da Colômbia, em 25 de fevereiro.
A proximidade da estreia na competição continental já é o principal assunto no CT da Barra Funda. Isso porque, até o dia 8 de fevereiro, o São Paulo terá que inscrever os 25 jogadores que disputarão o torneio.
Mesmo com as recentes saídas de Aislan, Arouca, David, Mazola e Zé Luis, o elenco ainda conta com 31 jogadores. Ou seja: se o prazo expirasse hoje, seis atletas ficariam de fora da competição que é a prioridade do clube no primeiro semestre.
Para chegar à lista final, Ricardo Gomes usa os jogos do Paulista como vestibular. Até agora, só não testou o goleiro Denis e o lateral Wagner Diniz nos primeiros quatro jogos.
Contra o lanterna Sertãozinho, hoje, em Ribeirão Preto, cinco titulares serão poupados -André Dias, Washington, Dagoberto, Richarlyson e Jean.
"Temos que ficar atentos ao desgaste e também dar chances para que todos possam mostrar seu valor", disse Ricardo Gomes, que pretende encerrar as experiências no time já no próximo confronto, contra o São Caetano, na quarta-feira.


Texto Anterior: Mea culpa: Técnico admite má atuação e aguarda sua estrela
Próximo Texto: Rebelde: Treinador afirma que não orienta mais Oscar nos treinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.