São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juvenil faz história na Austrália

Tiago Fernandes, 17, bate anfitrião e é primeiro atleta até 18 anos do país a vencer um Grand Slam

Pupilo de Larri Passos, alagoano fã de Guga afirma que tinha esperança de ser campeão e que vai "treinar mais na semana que vem"

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

O alagoano Tiago Fernandes, 17, conseguiu ontem em Melbourne um feito inédito na história do tênis brasileiro.
Derrotou o local Sean Berman, por 7/5 e 6/3, na decisão da chave juvenil do Aberto da Austrália e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título de Grand Slam nessa categoria (até 18 anos).
Antes dele, outros cinco brasileiros haviam sido finalistas de simples, mas sucumbiram na última partida. O último a atingir o feito havia sido Luiz Felipe Tavares, em 1967.
"Foi uma semana inacreditável", afirmou Tiago, que ocupa o 25º posto no ranking mundial juvenil. "Todos jogaram bem, mas eu consegui jogar melhor. Ele ficou um pouco nervoso por ter que disputar a decisão diante da torcida", disse sobre o australiano, que cresceu na Nova Zelândia e mora há apenas seis meses em seu país.
"Só quero curtir o momento. Na semana que vem, já vou ter que treinar mais", declarou Tiago. Com outros juvenis brasileiros que ainda estavam na Austrália, o campeão foi jantar em um restaurante italiano em Melbourne. Chegou ao quarto do hotel só após a meia-noite.
"Foi uma comemoração tranquila", disse o tenista, que caiu nas quartas de final do Aberto dos EUA no ano passado. "Tinha esperança de ser campeão, mas, ao mesmo tempo, estava num Grand Slam."
Tiago começou a jogar tênis aos 7 anos em Maceió e ficou na cidade até os 14, quando seus resultados já chamavam a atenção. Em 2008, passou a dividir os treinos entre Maceió e a academia de Larri Passos, em Camboriú, Santa Catarina.
O técnico de Gustavo Kuerten o escolheu então para disputar um torneio de duplas ao lado do tricampeão de Roland Garros, que fazia sua turnê de despedida do circuito.
Aos 15 anos, o adolescente jogou ao lado do ídolo no Chal-lenger de Florianópolis, onde caíram na primeira rodada.
Logo após a "estreia" no circuito profissional, Tiago acabou se mudando para Santa Catarina. "Ele [Guga] é um cara incrível, dentro e fora da quadra", afirmou Tiago. Seu ídolo também o elogiou. "A vitória de Tiago Fernandes é um motivo de grande alegria para os tenistas e para o esporte em geral", comentou Guga, em nota.
Diferentemente do ex-número um do mundo, Tiago não tem preferência por piso lento ou rápido. "Quadra dura [piso do Aberto da Austrália] e de saibro são boas para mim."
Com o feito, o Brasil volta a obter um título de Grand Slam desde o tricampeonato de Guga em Roland Garros, em 2001.


Texto Anterior: Tostão: Mimado e bom de bola
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.