São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maiores vencedores fazem final da Copa Africana de Nações

Egito e Gana, que acumulam dez conquistas, definem campeão do torneio

DA REPORTAGEM LOCAL

Egito e Gana fazem hoje a final da tumultuada 27ª Copa Africana de Nações (CAN), competição marcada pelo atentado contra a seleção do Togo na antevéspera de seu início.
Com a proximidade da primeira Copa do Mundo no continente africano, a CAN, disputada em Angola, nunca teve tanta visibilidade. E se mostrou incapaz de garantir a segurança na Província de Cabinda.
O ataque das Flec (Forças de Libertação do Estado de Cabinda) contra a delegação togolesa, que resultou em três mortes e na desistência da seleção do Togo, deixou em estado de alerta países que participarão da Copa na África do Sul, principalmente os europeus.
Clubes da Europa também reclamaram por ceder atletas numa temporada já espremida pelo Mundial. Para evitar a polêmica, Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, estuda transferir a CAN para os anos ímpares, a partir de 2013 (antecipando a competição de 2014, na Líbia), para não coincidir com Copas.
Dentro de campo, a final reúne duas das seleções mais vitoriosas da CAN. Juntos, Egito e Gana conquistaram dez troféus, ou 38,5% do total.
Ferido pela eliminação da Copa do Mundo no último jogo das eliminatórias, o Egito disputa o torneio como se fosse seu próprio Mundial e coloca à prova seu domínio no continente, onde tem seis títulos.
Em Luanda, os egípcios podem conquistar um inédito tricampeonato consecutivo.
Após a derrota na estreia, Gana venceu seus três jogos seguintes, todos por 1 a 0. A seleção chega à final que não disputa desde 1992 (perdeu nos pênaltis para Costa do Marfim).
Na disputa pelo terceiro lugar, realizada ontem, a Nigéria venceu a Argélia por 1 a 0.


NA TV - Gana x Egito
ESPN Brasil e Gazeta, ao vivo, às 14h


Texto Anterior: Brasil deve ver reprises em junho
Próximo Texto: Pena: Seleção de Togo é suspensa por abandonar torneio após atentado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.