São Paulo, terça-feira, 31 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOSÉ ROBERTO TORERO

Atolado no barreado

Tico e Teco comemoram o inesquecível regulamento que deixa time jogando sete como visitante e sem renda

ESTAVA EU um dia desses na simpática cidade de Curitiba, salivando enquanto esperava que o garçom me trouxesse uma vaca atolada (que, no caso, não era a fêmea do boi metida num lamaçal, mas um prato típico muito saboroso, feito com costelinha e mandioca), quando ouvi vozes conhecidas na mesa ao lado.
Eu não podia acreditar em meus ouvidos, mas meus olhos correram em seu auxílio e disseram: "Acredite, sim. São eles". Sim, eram ninguém menos que o Batman e Robin dos regulamentos, o Gordo e o Magro do futebol brasileiro, os gloriosos Tico e Teco. Com guardanapos amarrados em volta do pescoço, eles comiam um suculento barreado (uma carne cozida por umas 20 horas em panela de barro). Entre uma garfada e outra, comentavam: - Desta vez a gente se superou, Tico!
- Merecíamos um troféu, Teco! - Prefiro uma gratificação, Tico. - Eu também. E seria muito justo, porque ninguém vai esquecer deste Campeonato Paranaense. - O Brasil todo ficará de olho nele. - Talvez até os países do exterior, tipo o Paraguai.
- É verdade, Tico, é verdade. Mas também não é para menos. Caprichamos nos detalhes. Para começar, fizemos um campeonato com 15 times, mas só oito passavam para a segunda fase. Ou seja, sete times ficam de fora de boa parte do campeonato. - Os sete vão fazer 14 jogos e podem fechar as portas o resto do ano. Terão férias longas, os sortudos. Teco limpou a boca no guardanapo e falou: - Mas o melhor é que, nessa segunda fase, cada time vai fazer um número diferente de jogos em casa. Isso foi uma sacada genial! - Genial é muito. Digamos brilhante, Teco, apenas brilhante. - Não, foi genial mesmo, Tico. Ninguém nunca fez isso antes! Lembra? O primeiro colocado, o Atlético, vai jogar as sete partidas em casa. O segundo, o Coritiba, seis, o Nacional vai fazer cinco, o J. Malucelli, quatro e assim vai até o Paranavaí, que ficou em oitavo na primeira fase e por isso não vai jogar nenhuma partida em casa. Coisa de gênio!
- E não se esqueça daquele detalhe... - Ah, é! Para completar, pusemos no regulamento que a renda é sempre do mandante. Ou seja, o Paranavaí vai fazer sete jogos sem ganhar nem um trocadinho, nem vale transporte, nem tíquete refeição... - Era melhor ter sido desclassificado logo. - O Marquês de Sade não teria feito melhor!, disse Teco enquanto tirava um fiapo de carne dos dentes. - É verdade. Mas não podemos dizer que fizemos tudo sozinhos. Uma turma da federação até que tentou mudar as regras para que uns times jogassem quatro vezes em casa e outros, três. - Ainda bem que existem os advogados. - São os nossos braços direitos.
- Um brinde aos advogados!, disseram os dois enquanto batiam no ar seus copinhos com cachaça de banana. Depois de beber tudo de um só gole, Tico ficou olhando para o teto com ar pensativo, até que disse: - Nós somos canhotos, Teco. - Detalhes, Tico, detalhes.
torero@uol.com.br


Texto Anterior: Vôlei: Times enigmáticos
Próximo Texto: COI "esquece" Rio e afaga Chicago
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.