São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Erro do time levou Vettel à 5ª vitória

F-1
Falha no rádio gera confusão e permite uma parada a menos a líder


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MÔNACO

Um problema no rádio da Red Bull e um jogo de pneus errado foram determinantes para que Sebastian Vettel vencesse anteontem o GP de Mônaco e conquistasse seu quinto triunfo em seis corridas já disputadas neste ano.
O segredo para a vitória do atual campeão mundial foi o fato de ele ter feito somente um pit stop contra dois de Fernando Alonso e três de Jenson Button, a dupla que nas últimas voltas da corrida não lhe deu sossego.
Mas, de acordo com Christian Horner, chefe da Red Bull, a estratégia ousada só foi possível graças a um erro de seu time -e, claro, à capacidade de Vettel de conservar os pneus por 56 voltas.
"Tivemos um problema com o rádio, e os mecânicos não ouviram que iríamos parar naquela volta. Eles acabaram ficando sem saber quais pneus deveriam colocar no carro de Sebastian", explicou o dirigente da equipe.
Na dúvida, tiraram os compostos supermacios com que Vettel havia largado e colocaram os macios, teoricamente mais duráveis. Como o regulamento obriga que os pilotos usem ao menos um jogo de pneus de cada tipo, o alemão não precisaria assim parar outra vez nos boxes.
"Não era nosso plano. Iríamos colocar outros pneus supermacios para tentar cobrir a estratégia do Jenson no final da prova", disse Horner.
"Tivemos que fazer uma reengenharia da nossa estratégia, mas, depois de algumas contas, chegamos à conclusão de que poderíamos conseguir alguma coisa."
Apesar de toda a confusão, no entanto, foi Vettel quem decidiu arriscar e não voltar mais aos boxes para não perder a liderança.
"Estava com um bom pressentimento com aqueles pneus. Acho que, para vencer, você tem que ser agressivo e assumir riscos. Se não fizer sentido, é preciso voltar atrás", disse o piloto, que agora lidera o Mundial com 58 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton, o segundo.
Mesmo com o início de temporada arrasador, no qual desperdiçou só sete pontos dos 150 disputados, Vettel acredita que é cedo para pensar no bicampeonato.
"Vimos no ano passado como as coisas podem mudar rapidamente e aprendemos nossa lição", disse. "Vamos pensando corrida a corrida, mas estamos prontos para lutar pelo título."


Texto Anterior: Holanda: Sem Sneijder, rival de sábado treina na Gávea
Próximo Texto: Piloto não espera punição por "piada"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.