São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras busca feito inédito

Para encostar no líder Grêmio, time precisa quebrar tabu e vencer Atlético-PR na Arena da Baixada

Em seis partidas no estádio, palmeirenses perderam quatro e empataram duas; a última vitória sobre rival em Curitiba foi no Pinheirão


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Encostar no Grêmio, líder do Brasileiro, já seria motivo suficiente para embalar o Palmeiras, hoje, às 16h, em Curitiba. Nunca ter vencido o Atlético-PR na Arena da Baixada, então, é o combustível extra para o time de Vanderlei Luxemburgo.
"Tabus existem para serem quebrados. É até motivador pois, se vencermos, ficaremos marcados como o elenco que venceu a primeira na Arena", disse o volante Sandro Silva.
Desde a inauguração do estádio, em 1999, os rivais de hoje se enfrentaram seis vezes por lá. Foram quatro vitórias atleticanas e dois empates, incluindo o 0 a 0 no primeiro jogo entre os dois no local, há oito anos.
A última vitória do Palmeiras sobre o Atlético-PR em Curitiba aconteceu no Brasileiro de 1998, por 1 a 0, no estádio Pinheirão, quando a Arena ainda não havia sido construída.
"Essa coisa do "nunca conseguiu ganhar" pertence ao futebol. Mas sempre tem a primeira vez", afirmou Luxemburgo.
No caso palmeirense, a vitória não só romperia com o tabu como melhoraria o aproveitamento da equipe como visitante neste campeonato, que é de apenas 27,3% -o desempenho como mandante é de 93%.
"Não é um privilégio do Palmeiras. O percentual de pontos conquistados fora de casa neste Brasileiro é baixo, diferente de todos os campeonatos por pontos corridos que disputamos", completou o treinador.
Dos 220 jogos disputados até o início da 23ª rodada, foram apenas 38 vitórias dos visitantes (17% de aproveitamento). No ano passado, nesta mesma altura da competição, o percentual era de 29%.
O discurso do comandante amenizou um pouco o peso sobre o elenco, que não esconde, porém, o quanto vencer hoje será importante para o ânimo do time na reta final do torneio.
"Vamos entrar em campo pensando em ganhar para encostar no Grêmio. Se vencermos, será ótimo por esse aspecto também", disse Diego Souza.
O time paulista começou a rodada com 40 pontos, a cinco da equipe gaúcha. O Atlético-PR, por sua vez, está lutando para se afastar da zona do rebaixamento do Brasileiro.
A equipe dirigida pelo técnico Mário Sérgio pegou moral no meio da semana, quando eliminou o São Paulo, que jogou com o time reserva, no Morumbi, pela Copa Sul-Americana.
"Não vai ficar para a história que era um time reserva do São Paulo. Vai ficar registrado que o Atlético eliminou o São Paulo em uma competição internacional", afirmou o treinador.


Texto Anterior: Inglês: Scolari dirige Chelsea contra rival londrino
Próximo Texto: Gustavo volta ao time titular e diz que fica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.