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Abandonar GP é fato raro para Hamilton
Em comparação com grandes pilotos da F-1, inglês completa mais provas
Em suas duas temporadas na categoria, favorito
ao título participou de 34 corridas e só não cruzou a linha de chegada duas vezes
PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL
As chances de Felipe Massa
ganhar o título da F-1 no domingo, em Interlagos, vão aumentar muito se Lewis Hamilton, 23, sofrer um acidente ou
se o seu McLaren quebrar.
Mas, pelo histórico do piloto
inglês, é melhor não contar
com essa possibilidade.
Em duas temporadas na categoria, Hamilton largou em 34
provas. Só não terminou duas
vezes -um recorde no período
(Massa, por exemplo, não completou cinco corridas).
Em 26 ocasiões o piloto chegou entre os 5 primeiros, o que
já basta para ele ser campeão de
2008 sem se preocupar com a
performance do brasileiro.
Seu índice de abandono (6%)
é menor do que o de todos os pilotos que já foram pelos menos
duas vezes campeões da F-1.
O inglês esteve na pista em
96% das voltas das etapas dos
Mundiais que disputou.
E isso não acontece porque
na carreira ele só correu por
uma equipe de ponta -desde a
estréia está na McLaren, escuderia que o abriga desde garoto.
Considerando apenas as
temporadas em que ganharam
seus títulos, os 14 pilotos que
pelo menos foram bicampeões
da categoria máxima do automobilismo ostentam um número de abandonos maior.
O único que fica abaixo dos
10% é Fernando Alonso, que só
não completou 3 das 36 provas
nas campanhas do bicampeonato de 2005 e 2006.
Maior vencedor da história, o
alemão Michael Schumacher
abandonou 14% das provas que
formaram os seus sete títulos.
Mesmo nos anos de taças ganhas pela Ferrari, que na época
também tinha fama de carro
"indestrutível", o índice de
abandonos do heptacampeão
foi maior do que o da carreira
de Hamilton -ele não finalizou
9% das provas disputadas entre
2000 e 2004, quando foi campeão cinco vezes na escuderia.
Pilotos tidos como menos arrojados do que Hamilton, como
o francês Alain Prost, não obtiveram a mesma regularidade
em seus melhores anos.
Nas quatro temporadas em
que se sagrou campeão mundial, Prost não completou 20%
das corridas disputadas.
Os concorrentes admitem a
firmeza do inglês e de seu carro.
"Um dos pontos fortes da
McLaren é que eles têm um
carro muito resistente", reconhece Kimi Raikkonen, o companheiro de Massa na Ferrari.
Hamilton e até Alonso, seu
maior rival, descartam que uma
batida proposital possa decidir
o título. "Acredito que todo piloto aqui seja um grande esportista, então acredito numa corrida justa", falou o inglês. "Será
uma corrida limpa", afirmou o
competidor espanhol.
Além da habilidade de quase
sempre se manter nas corridas
até o final, Hamilton tem um
bom currículo em provas de recuperação. No ano passado,
quando também decidia o título em Interlagos, errou feio logo no início do GP e caiu para as
últimas posições. Começou,
então, a ultrapassar rivais e
acabou em sétimo lugar.
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