São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

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Abandonar GP é fato raro para Hamilton

Em comparação com grandes pilotos da F-1, inglês completa mais provas

Em suas duas temporadas na categoria, favorito ao título participou de 34 corridas e só não cruzou a linha de chegada duas vezes


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

As chances de Felipe Massa ganhar o título da F-1 no domingo, em Interlagos, vão aumentar muito se Lewis Hamilton, 23, sofrer um acidente ou se o seu McLaren quebrar.
Mas, pelo histórico do piloto inglês, é melhor não contar com essa possibilidade.
Em duas temporadas na categoria, Hamilton largou em 34 provas. Só não terminou duas vezes -um recorde no período (Massa, por exemplo, não completou cinco corridas).
Em 26 ocasiões o piloto chegou entre os 5 primeiros, o que já basta para ele ser campeão de 2008 sem se preocupar com a performance do brasileiro.
Seu índice de abandono (6%) é menor do que o de todos os pilotos que já foram pelos menos duas vezes campeões da F-1.
O inglês esteve na pista em 96% das voltas das etapas dos Mundiais que disputou.
E isso não acontece porque na carreira ele só correu por uma equipe de ponta -desde a estréia está na McLaren, escuderia que o abriga desde garoto.
Considerando apenas as temporadas em que ganharam seus títulos, os 14 pilotos que pelo menos foram bicampeões da categoria máxima do automobilismo ostentam um número de abandonos maior.
O único que fica abaixo dos 10% é Fernando Alonso, que só não completou 3 das 36 provas nas campanhas do bicampeonato de 2005 e 2006.
Maior vencedor da história, o alemão Michael Schumacher abandonou 14% das provas que formaram os seus sete títulos.
Mesmo nos anos de taças ganhas pela Ferrari, que na época também tinha fama de carro "indestrutível", o índice de abandonos do heptacampeão foi maior do que o da carreira de Hamilton -ele não finalizou 9% das provas disputadas entre 2000 e 2004, quando foi campeão cinco vezes na escuderia.
Pilotos tidos como menos arrojados do que Hamilton, como o francês Alain Prost, não obtiveram a mesma regularidade em seus melhores anos.
Nas quatro temporadas em que se sagrou campeão mundial, Prost não completou 20% das corridas disputadas.
Os concorrentes admitem a firmeza do inglês e de seu carro.
"Um dos pontos fortes da McLaren é que eles têm um carro muito resistente", reconhece Kimi Raikkonen, o companheiro de Massa na Ferrari.
Hamilton e até Alonso, seu maior rival, descartam que uma batida proposital possa decidir o título. "Acredito que todo piloto aqui seja um grande esportista, então acredito numa corrida justa", falou o inglês. "Será uma corrida limpa", afirmou o competidor espanhol.
Além da habilidade de quase sempre se manter nas corridas até o final, Hamilton tem um bom currículo em provas de recuperação. No ano passado, quando também decidia o título em Interlagos, errou feio logo no início do GP e caiu para as últimas posições. Começou, então, a ultrapassar rivais e acabou em sétimo lugar.


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