São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OPINIÃO

Como atletas, Record pode se aperfeiçoar para a Olimpíada

SANDRO MACEDO
DE SÃO PAULO

Para muitos atletas, o Pan serve como uma preparação para a Olimpíada: pode não ter os principais rivais, mas tem a ansiedade da prova, a busca pelo bom resultado e a consciência de que há muito a melhorar até Londres-2012.
A Record deve encarar o Pan da mesma forma. Após transmitir a competição continental pela primeira vez com exclusividade, a emissora deve tirar lições de alguns erros para não repeti-los em 2012, quando será a única a mostrar os Jogos Olímpicos na televisão aberta.
Exemplo: esportes chatos para a TV (não é culpa de ninguém, acontece) não devem ser narrados como final de Copa, como ocorreu no tiro com arco e no polo aquático.
Nos últimos dias, o ufanismo irritante até diminuiu. O enciclopédico Álvaro José fez as pazes com sua coerência -só não se sabe se foi por uma percepção pessoal ou por cansaço mesmo.
Narradores sabe-tudo também foram pegos mais de uma vez em comentários equivocados. Desnecessário. Para isso existem os comentaristas especializados.
Alguns se deram melhor que outros: Romário foi com sobras a melhor surpresa. Já Duda Yankovich não se deu muito bem no boxe e sumiu das transmissões no último dia de disputa da modalidade. Ponto para a emissora.
E Xuxa tem um ano para aprender a informar primeiro e torcer depois. Dá tempo.
No fim do Pan, a emissora mudou seu critério no ranking de medalhas (de número de ouros para total de medalhas) só para manter o Brasil na frente de Cuba, depois corrigiram a bobagem.


Texto Anterior: Com segunda colocação, país se redime após fiasco de Pequim-08
Próximo Texto: Brasileiro, ex-coletor de lixo, é campeão no México
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.