São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Wikipedia brasileira não gosta de música

QUAL O MELHOR lugar para se informar sobre música na internet? Se você respondeu Myspace ou Last.fm, errou. O melhor lugar é a Wikipedia. Lá, é possível encontrar biografias, discografias e ficar sabendo até sobre bandas novíssimas.
Pouca gente ouviu falar do bizarro cantor John Maus. Apesar disso, na Wikipedia tem uma página sobre ele (bit.ly/9ILTTb). Outros desconhecidos, como o guitarrista Oren Ambarchi, o compositor eletrônico Pole ou o DJ Mujava, da África do Sul, estão todos lá.
Isso só não funciona em um lugar: o Brasil.
Os administradores da Wikipedia brasileira não gostam de música. Deletam artigos sobre bandas brasileiras porque não têm "relevância enciclopédica" ou sofrem de "ausência de notoriedade". Ficam julgando o que deve ser incluído.
No Brasil, a Wikipedia precisa ser "séria": música, especialmente nova, é menos importante do que outros assuntos.
O advogado Paulo Rená, de Brasília (como informou o caderno Tec), tentou criar um artigo para a galera do Digitaria. A banda mineira faz um eletro-rock bacana. Já tocou em festivais no Brasil e no exterior e representou o país nos eventos culturais da Copa na Alemanha.
Em uma votação de 5 a 1, os administradores da Wikipedia decidiram excluir o artigo (dá para ler a discussão entre eles neste link: bit.ly/9ZSZFM).
O mesmo aconteceu com a banda Buffalo Tom, sucesso nos anos 90. O artigo em português ficou um bom tempo pendurado. Até que uma votação de 7 a 4 decidiu, enfim, mantê-lo.
Enquanto essa ideia de "falta de relevância enciclopédica" continuar, uma geração inteira de artistas brasileiros, como Do Amor, Los Porongas, Wado e outros, fica sem registro por lá.
Alguns até têm páginas em inglês, como o paulista Curumin, mas não em português.
Alô, galera da Wikipedia, quanto mais abrangente, maior o valor de uma enciclopédia.
Vamos mudar isso.

JÁ ERA
Fazer tudo sozinho

JÁ É
Exercícios com personal trainer

JÁ VEM
Consultor pessoal de paquera virtual, como o eflirtexpert.com


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Independência ao corte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.