São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 Neurônio

>> Jô Hallack >> Nina Lemos >> Raq Affonso

02neuronio@uol.com.br

http://02neuronio.blog.uol.com.br/

Reunião de pauta para autonotícias

AS REUNIÕES de pauta são um dos momentos mais importantes do jornalismo. É quando editores e repórteres se juntam para decidir o que vai sair em um jornal, revista ou site. Nessa hora, repórteres aparecem com pautas que, muitas vezes, são gongadas pelos editores, de maneira nem sempre gentil. O repórter, no início, fica meio humilhado, mas aprende. Nem tudo interessa. E por que estamos falando tudo isso? Porque hoje existe um verdadeiro jornalismo de si mesmo. As pessoas (a gente, inclusive) escrevem no Facebook e no Twitter o que estão fazendo naquele exato momento e usam o MSN para propagar autonotícias. Meio maluco. O pior: as pessoas, definitivamente, não sabem o que é notícia!
Por isso, imaginamos uma reunião de pauta para nicks eletrônicos. Abaixo, algumas autonotícias que derrubaríamos se fôssemos editoras.
"Com dor de dente"
E desde quando isso é notícia? Em vez de anunciar isso aos quatro cantos, você deveria marcar uma ida ao dentista. O mesmo vale para médicos, banco e coisas parecidas. Claro, tudo muda se você estiver em meio a um assalto a banco. Se, nessa hora, você conseguir digitar no seu blackberry "Socorro, estou na agência que está sendo assaltada", pode ser útil. Desde que você não leve um tiro.
"Minha gata está no cio"
Problema seu! E do seu vizinho. Quem vai se interessar por isso? O mesmo vale para "estou no cio". Se isso for uma maneira de atrair pretês, mande por SMS. Mas que cantada mais cafona!
"Estou deprê"
"Everybody hurts", já cantava o REM. Se você faz isso, está querendo chamar atenção. Logo, pelo menos é o que você espera, hordas de pessoas comentarão seu status no Facebook com perguntas como: "O que aconteceu?" e "Posso ajudar?". Desculpe, mas estar deprê não é pauta, todo mundo fica deprimido.
"Estava doente, mas agora já está tudo bem"
Notícia velha não é notícia!!! Se você estava doente, mas melhorou, desde quando isso deve ser publicado? A não ser, é claro, que você tenha sido infectada por um vírus novo. Aí rende até uma matéria contando os detalhes. E, de novo, avisamos: você não é o centro do mundo.
Aguarde, em breve, a continuação de nossa reunião de pauta.

Momento histeria

Estamos no Taiti. Imaginário, é claro.


Texto Anterior: DVD: Animação explica Revolução Islâmica aos olhos de uma menina
Próximo Texto: Música: A (re)volta dos punks
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.