São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Sobrevivente de campo dança "I Will Survive" em Auschwitz

DE SÃO PAULO

Não se faça de rogado: você conhece a letra de "I Will Survive", hino de festas de formatura e de baladas.
Talvez você não esperasse, porém, ver essa música dançada em Auschwitz. Ainda mais porque os dançarinos são os parentes de um dos sobreviventes do holocausto.
O vídeo, publicado na internet no ano passado, chocou desde judeus a neonazistas. A surpresa se converteu em polêmica, computada em cliques e em mensagens de repúdio à família.
"Fui ameaçada assim que o vídeo virou viral", disse ao Folhateen a artista australiana Jane Korman, 55, que dançou ao lado do pai, aos 89 anos, e dos filhos.
"Auschwitz simboliza nossa história traumática. Meu pai é um símbolo das pessoas que sofreram."
Longe de querer troçar da tragédia, Korman diz que o vídeo é uma celebração da alegria, da vida e da liberdade, que estiveram em risco durante o regime nazista. "Meu pai entendeu a ideia na hora e foi cooperativo."
Assim como foram participativos os filhos, que também toparam a empreitada.
"Eles têm sorte de poder ouvir os avós falando sobre a experiência deles nos campos. Eles estão cientes da loucura que aconteceu ali. Vou continuar a divulgar essa história." (DB)


Texto Anterior: O cinema liberta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.