São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cinema

Warner não deixa criticar "A Ordem da Fênix"

DO ENVIADO A LONDRES

O Folhateen, ao lado de muitos jornais de todo o mundo, assistiu a "Harry Potter e a Ordem da Fênix", na semana passada. Mas o caderno não pode publicar uma crítica sobre o filme hoje. Por quê?
Porque a Warner obrigou todos os jornalistas a assinarem um papel se comprometendo a não publicar nenhuma resenha antes do dia 8 de julho. Isso faz parte da estratégia do estúdio de ter o máximo de espaço na imprensa na semana de lançamento.
O documento obrigatório (se não assinar, não vai ver) dizia mais ou menos assim: sabemos que você é um jornalista valoroso e jamais quebraria as regras, mas somos obrigados a pedir que assine este documento porque tivemos problemas com alguns jornalistas recentemente.
É engraçado como o estúdio inverte os valores do jornalismo nessa questão. Um jornalista que assiste ao filme e escreve sobre ele será considerado sem ética se não publicar sua crítica no dia em que o estúdio acha melhor.
Talvez tenha um problema de valores quem usa poder para controlar os outros e, assim, ganhar o máximo possível. Opa! Estamos falando, é claro, de Voldemort, ninguém mais! Semana que vem, a crítica do filme, aqui no Folhateen. (IVAN FINOTTI)


Texto Anterior: Cinema: Emma, a sexy
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.