São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Paraíso dos nerds

FESTIVAL POP REÚNE FÃS, FANTASIADOS E ASTROS DO CINEMA NOS EUA

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A SAN DIEGO (EUA)

Na fila do banheiro, Mulher-Maravilha e ThunderCat esperam sua vez. Uma fala ao celular, a outra checa a maquiagem no espelho.
Uma cena assim, só mesmo no Comic-Con, o maior evento de quadrinhos e cultura pop do mundo, cuja 41ª edição aconteceu em julho, em San Diego, na Califórnia.
Muitos dos 125 mil visitantes capricham nas fantasias, que vão desde zumbis até Homens de Ferro.
Eles desfilam pelos mais de mil estandes montados num centro de convenções, que reúne desde artistas autografando quadrinhos até lojas de roupas de RPG e brinquedos, passando por espaços dedicados a novos filmes, seriados e games.
Mas a cereja do bolo do Comic-Con está em outro lugar, e a fila para chegar lá pode levar horas. É o Hall H, um salão para 6.000 pessoas, por onde passaram mais celebridades do que em qualquer festival de cinema internacional, incluindo atores veteranos como Harrison Ford e Angelina Jolie, e jovens como Seth Rogen e Michael Cera.
A maioria respondeu perguntas da plateia e mostrou trechos inéditos de seus filmes, como "Lanterna Verde" e "Scott Pilgrim vs. The World", baseados em HQs.
"É o festival de Cannes dos geeks e nerds", explica a Princesa Peach, do game Mario Bros., ou melhor, a americana Joanna Mallone, 17. "Não sei o que eles fazem em Cannes, mas aqui é muito mais divertido", continuou, sobre o festival de cinema.
Foi no Hall H que Guillermo Del Toro anunciou uma versão em "stop motion" de "Pinóquio" e que a Marvel apresentou seu novo Hulk (Mark Ruffalo, de "Ensaio sobre a Cegueira") para "Os Vingadores", de 2012.
Scarlett Johansson (Viúva Negra) e Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) também subiram ao palco para anunciar a empreitada da Marvel.
O Comic-Con funciona como uma prévia dos filmes para cativar os fãs. "Tron: O Legado", com Jeff Bridges, veio pelo terceiro ano consecutivo. E "Sucker Punch", com um bando de garotas heroínas, levou nerds ao delírio.
Agora é esperar para ver como a empolgação chegará até as bilheterias.


Texto Anterior: Família Tezuka
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.