São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD

Pânico em SP

Documentário "Botinada" mostra o começo do punk rock no Brasil

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando o punk surgiu no Brasil, no final dos anos 70, liderado por adolescentes da periferia, Gastão Moreira (ex-apresentador da MTV e da TV Cultura) era um garoto de classe média, aluno do tradicional colégio Dante Alighieri.
Mesmo vivendo num universo tão distante, a agressividade e o lema "faça você mesmo" do punk tiveram impacto imediato na vida do então estudante, que decidiu montar uma banda e passou a acompanhar a cena.
Agora, mais de 20 anos depois, Gastão, 40, recuperou a história do movimento no documentário "Botinada - A Origem do Punk no Brasil", lançado em DVD, com exibição na sala Cinemateca, que traz entrevistas com integrantes das principais bandas e imagens raras -como as de um show do Inocentes no extinto Gallery, freqüentado na época pela nata da burguesia paulistana, e uma apresentação do Cólera num programa de calouros da TV Tupi que nunca foi ao ar.
"Eu quis mostrar a diversidade do movimento, que reunia pessoas que só queriam saber de música e outras interessadas na parte política, de contestação", diz Gastão.
O documentário fala rapidamente da cena de Brasília, mas centraliza o foco na de São Paulo, dividida entre as gangues da capital e as do ABC.
Um episódio quase inacreditável mostra a rivalidade que existia entre os dois grupos.
Durante um show na casa de bailes Construção (reduto dos punks da capital), Pádua, da banda Passeatas (do ABC), perdeu a mão quando atirava um coquetel molotov no público. "Na época, a intenção era machucar todo mundo mesmo", conta Pádua, que hoje usa um gancho no braço direito.


BOTINADA
Quando:
dia 11, às 20h e às 21h15
Onde: Sala Cinemateca (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana)
Quanto: entrada gratuita

BOTINADA - A ORIGEM DO PUNK NO BRASIL
Direção:
Gastão Moreira
Com: Clemente, Kid Vinil, Antonio Bivar e as bandas Garotos Podres, Cólera e Olho Seco, entre outras
Quanto: R$ 49,90, em média


Texto Anterior: TV: O primeiro final de LOST
Próximo Texto: O início do punk no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.