São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Discos, discos... e mais discos

Conheça os vinis e CDs que transformaram a juventude desses grandes astros internacionais do rock e do pop.

Karime Xavier/Folha Imagem
Astros do Linkin Park, Evanescence, My Chemical Romance, Killers e outros revelam os discos que transformaram suas adolescências

Por Leandro Fortino e Letícia Castro

DAVE KEUNING, guitarrista do The Killers

SIAMESE DREAM - SMASHING PUMPKINS
Adorei esse disco logo que saiu, estava começando a me interessa para música alternativa. Não conhecia ninguém que conseguia tocar guitarra assim. Achei um dos discos mais legais daquela época, aprendi muito com ele.

NEVERMIND - NIRVANA
Outro disco que abriu a minha cabeça para o rock, por razões óbvias.

U2 - ACHTUNG BABY!
Depois de ouvi-lo, comprei também o anterior, The Joshua Tree. Foram discos que eu colocava para ouvir e tocava guitarra junto com eles.

JARED LETO, ator e vocalista do 30 seconds to Mars

THE WALL - PINK FLOYD
Foi muito importante para mim, porque era um disco muito criativo, muito surrealista, lidava com o isolamento; a história contata no disco virou até filme.

II - LED ZEPPELIN
Há algo mágico nesse disco e o som me inspirou muito

JOSHUA TREE - U2
É cheio de canções muito bonitas, como se tivesse sido feito com muita emoção

LILY ALLEN, cantora

"UP THE JUNCTION" - SQUEEZE
Porque me lembra de mim e de minha mãe, quando mudamos para Londres.

"SPECIALS" - SPECIALS
Porque eu adoro todas as músicas, principalmente "A Message to You Rudy"

"UNKNOWN PLEASURES", JOY DIVISION
Porque era uma banda da qual meu pai gostava muito.

BRIAN MOLKO, vocalista e guitarrista do Placebo

DEAD KENNEDYS - FRESH FRUIT FOR ROTTEN VEGETABLES
Esse disco me ajudou a canalizar minha agressividade da adolescência na música dessa banda. Foi também a banda que me trouxe consciência política. Foi muito importante.

GOO - SONIC YOUTH
Foi o primeiro disco do Sonic Youth que eu escutei e mudou a minha vida, porque me ensinou que a música tem possibilidades infinitas. É uma das minhas principais influências ainda hoje

PIXIES - SURFER ROSA
Foi importante principalmente por causa das letras. Adorava o fato de trazer histórias malucas sobre a Bíblia cantadas por um grandalhão com uma voz feminina. Soava completamente imoral e foi extremamente estimulante para mim.

PATRICK STUMP, vocalista do Fall Out Boy

1999 - PRINCE
Foi um disco incrível para mim. Prince é um músico fabuloso, daqueles que pode fazer o que quiser. É uma grande influência para mim.

THE AUTUMN STONE - THE SMALL FACES
Foi o meu primeiro contato com o rock dos anos 60, que eu passei a amar desde então.

SMALL CHANGE - TOM WAITS
É provavelmente o meu disco favorito entre todos. Comprei quando estava no colegial e ainda é um dos discos mais inteligentes que eu já ouvi

RAY TORO, guitarrista do My Chemical Romance

BLIZZARD OF OZZ - OZZY OSBOURNE
Eu era um grande fã do estilo do guitarrista Randy Rhoads. Ele misturava heavy metal com um estilo mais clássico de guitarra. Eu comecei a ouvir violonistas clássicos depois de conhecer esse disco.

BLOW MY BLOW - JEFF BECK
Meu irmão mais velho ouvia o tempo todo. Mais do que os discos de qualquer outro guitarrista solo, esse tem canções ótimas e uma grande banda tocando.

MASTER OF PUPPETS - METALLICA
Foi um dos primeiros discos cujas músicas eu aprendi a tocar. Era bastante desafiador e me estimulava a tocar

AMY LEE, vocalista do Evanescence

SOUNDGARDEN - SUPERUNKNOWN
Adoro esse disco porque acho pesado e as letras são fenomenais; a voz de Chris Cornell é cheia de alma e sexy, é um vocalista com quem eu adoraria trabalhar

BJÖRK - POST
Eu amo todos os discos dela, mas, nesse, ela começou a usar mais cordas, tem mais drama, é muito criativo e apaixonante.

PORTISHEAD - DUMMY
É incrível. Sou totalmente influenciada por esse disco, no jeito de eu escrever as letras assim como o Evanescence deveria se tornar.

CHESTER BENNINGTON, vocalista do Linkin Park

Foram tantos! Mais quando eu tinha aquela idade do que agora, porque quase não ouço mais música. Na hora de escrever, acho difícil não me influenciar. Diria que os álbuns mais importantes para mim foram:
"MUSIC FOR THE MASSES", DO DEPECHE MODE, que é muito bom; "KISS ME, KISS ME, KISS ME", DO THE CURE; "CORE", DO STONE TEMPLE PILOTS, e "DIRT", DO ALICE IN CHAINS; "BLOOD SUGAR SEX MAGIK", DO RED HOT CHILI PEPPERS; "NOTHING'S SHOCKING", DO JANE'S ADDICTION, e "SURFER ROSA", DOS PIXIES.


Texto Anterior: 02 Neurônio: Pagando cofrinho
Próximo Texto: Música: Deus do violão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.