São Paulo, segunda, 3 de maio de 1999

Texto Anterior | Índice

Simples medidas de higiene podem evitar coceira incômoda

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Tenho 21 anos e há dois anos apareceram no meu ânus uns bichinhos pequenos, de meio centímetro, em forma de filamento. No começo não liguei muito, mas agora eles estão causando transtorno. Sinto muita coceira no local. Fui ao médico, e ele receitou um remédio que acabou temporariamente com eles, que agora estão de volta. O que faço?"
² resposta Meu amigo, é bem provável que os tais bichinhos que estão lhe incomodando sejam vermes conhecidos como Enterobius vermicularis. E eles provocam mesmo uma coceira enlouquecedora na região do ânus.
Na verdade, essa coceira é causada pela migração das fêmeas do verme de dentro do intestino para o ânus, local em que elas vão depositar seus ovos. E como se "pega" esses vermes? A pessoa ingere os ovos sem perceber. Esses ovinhos podem estar em alimentos mal lavados, na água, em objetos que são manuseados por muita gente e por aí vai.
Seu médico provavelmente receitou um remédio para tentar eliminar esses vermes, que teve um resultado limitado. Das duas uma: ou a medicação não foi muito eficaz ou você se contaminou novamente.
O jeito é voltar ao médico, fazer um exame para confirmar a presença do verme e tomar remédio novamente. E mais: medidas de higiene fundamentais para prevenir novos problemas, como lavar bem as mãos depois de ir ao banheiro e antes das refeições e verificar a qualidade da água e dos alimentos que você e sua família estão consumindo. Certo?


Jairo Bouer, 33, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.