São Paulo, segunda-feira, 03 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Corrimento exige tratamento a dois

"Tenho 17 e meu namorado, de 18, está com umas manchinhas que aparecem todos os dias na cueca. Ele disse que está acontecendo de umas semanas para cá. A gente transa sem camisinha. Pode ser doença?"

"Tenho 21 e estou com uma lubrificação mais branca do que o normal saindo da minha vagina, desde que comecei com meu atual namorado. Mas a gente sempre usa camisinha, pelo menos na hora da ejaculação. O que pode ser?"

TODA VEZ que qualquer tipo de secreção diferente aparece no pênis ou na vagina, principalmente em pessoas que têm vida sexual ativa, é fundamental que se preste muita atenção no que acontece e que se procure, o mais rápido possível, a opinião de um médico.
Manchas que começam a aparecer na cueca podem sinalizar algum tipo de infecção no garoto. E é lógico que uma infecção nessa região do corpo pode ser causada por uma doença transmitida pelo sexo (DST).
A gonorréia, por exemplo, causada por uma bactéria, costuma produzir uma secreção amarelada que pode sair pelo pênis e manchar a cueca. Outros microorganismos (bactérias, fungos, protozoários) podem produzir outros tipos de secreção, no homem e na mulher.
O fato de a garota da primeira dúvida não estar com corrimento não significa que ela não tenha infecção. Às vezes, os sintomas podem ficar ocultos ou a doença pode demorar mais para se manifestar. De qualquer forma, parceiros ou parceiras de alguém com suspeita de uma DST também precisam ser vistos pelo médico.
Uso regular e correto de camisinha não é o que faz a garota da segunda dúvida. Colocar o preservativo apenas quando se aproxima a hora da ejaculação é uma "barca furada", que não protege nem contra gravidez indesejada nem contra DSTs. Camisinha tem que ser colocada no início da penetração.
Fica claro que a segunda garota pode ter se exposto a alguma DST desde que começou a transar com o novo namorado. Um corrimento mais branco do que a lubrificação vaginal, que coça e incomoda, pode ser sinal de uma infecção por um fungo.
É importante lembrar que nem todo corrimento é causado por uma DST. Muitos agentes causadores dos corrimentos habitam nosso próprio organismo e podem se manifestar em algumas situações. Mas, de qualquer modo, todos eles precisam ser avaliados e tratados.
Para terminar, corrimentos e lesões genitais são assunto do casal e não apenas de uma ou da outra pessoa. Em geral, os dois precisam se tratar (mesmo que um deles não tenha sintomas, certo?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: DVD: Simpsons é 10
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.