São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Pop caubói

O jovem cantor americano de country Ryan Adams faz som velho em seu novo CD

DA REPORTAGEM LOCAL

O visual de Ryan Adams está longe de ser o do típico cantor americano de country, com chapéu, botas, jeans, cinto largo e camisa xadrez -ele mais parece ter saído de uma verdadeira banda indie.
Considerado a bola da vez do country, ele ainda não conquistou o público brasileiro (apesar de muitos tentarem enxergar uma proximidade desse som com a nossa música sertaneja).
Mas, nos EUA, volta e meia algum expoente country estoura e chega até a ter alguma projeção nas rádios brasileiras: foi assim com Shania Twain, Garth Brooks, Dixie Chicks...
E, como Ryan, que lança agora "Easy Tiger", todos esses artistas acima fizeram sucesso com uma previsível fórmula que mistura música de caubói com rock e pop romântico.
Se o forte apelo pop de Ryan o trará para as rádios daqui, ninguém sabe. Mas é esse talento popular que salva seu novo disco e proporciona até alguns momentos divertidos, como na faixa "Halloweenhead", que tem levada pop rock.
Em contrapartida, há faixas caducas, em que a verve da country music é preponderante e se faz perceber pelas guitarras características do estilo, pelas gaitas e pelas letras carregadas de um sentimentalismo piegas (como na irritante "Tears of Gold").
Para os que esperavam que a country music fosse se renovar e se modernizar pelas mãos do jovem Ryan, "Easy Tiger" deverá ser mais uma grande frustração. (LEANDRO FORTINO)


EASY TIGER
Ryan Adams
www.ryan-adams.com
UMA ESTRELA



Texto Anterior: +Cds
Próximo Texto: Escuta aqui: Leia um livro e entenda a música
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.