UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

O celular a serviço do amor (ou da separação)

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO

CULUNISTA DA FOLHA

Depois do advento do telefone celular, tivemos de aposentar nossos bips. E perdemos um passatempo ótimo: enviar mensagens legais para o alheio -como amigas e pretês. Ou mensagens malignas.
Em certa época, nutrimos o hábito de mandar a seguinte mensagem para toda a nossa agenda: "Chegue correndo à janela" ou "Olhe para trás". Como o nosso espírito é de porco, fazíamos isso de madrugada. Se você, no passado, recebeu esse bip, confessamos: fomos nós.
Em vez de relaxar, agora que o bip morreu (se você tem 13 anos, talvez nem se lembre de que ele existiu), arrumamos outra obsessão. Descobrimos que o hábito pode ser resgatado com as mensagens de texto do nosso celular!
E já estávamos muito animadas mandando recadinhos com duplo sentido até que lemos uma bizarra notícia: já é possível se divorciar via mensagem de texto. Ainda bem que foi bem longe, na Malásia!
Um homem deu um "pé na bunda" em sua esposa mandando uma simples mensagem de texto! Um tal Shamsudin Latif enviou o seguinte torpedo para a coitada de sua mulher, Azida Fazlina Abdul Latif: "Se você não sair da casa de seus pais, estamos separados!". Não conseguimos descobrir o motivo da chacrinha, mas descobrimos que essa mensagem teria validade de acordo com a lei islmâmica.
Segundo os costumes, se o homem disser a palavra "talaq" -que significa "eu me separo de você"- três vezes, adeus casamento! E mandar uma mensagem de texto é bem mais trabalhoso do que falar "talaq", principalmente porque todo mundo se enrola um pouco com aquelas teclas minúsculas dos telefones móveis.
Claro que, na Malásia, isso só vale para os homens. O dr. Abdul Hamid Othman -o conselheiro religioso do primeiro ministro Mahathir Mohamad- disse que sim: mensagens de texto do celular já bastam para acabar com o matrimônio. "Se é clara e sem duplo sentido, a mensagem é válida, segundo as leis islâmicas. SMS é só um novo jeito de escrever", disse ele. Isso foi um balde de água fria na nossa nova mania de mandar mensagens pelo celular. Afinal, estávamos pensando em um uso mais romântico para o celular!
Dos diversos usos das mensagens no celular
Para fins amorosos:

- Declarações de amor engraçadas
- Frases com duplo sentido para um pretê
- Letras de música para seu melhor amigo
- Palavras de alento para os colegas que estão deprês
- Convites-cantadas para novos pretês
Para fins agressivos:
- Para se divorciar (ou dar um pé na bunda)
- Para ser curto e grosso em vez de enfrentar uma DR
- Para pedir demissão (isso seria realmente revolucionário, se tivéssemos coragem)
- Para xingar alguém (sem ser xingado na sequência)
E, a partir de agora, você já sabe: se um homem vacilar com você, mande uma mensagem de texto escrito: "talaq", "talaq", "talaq"!


Texto Anterior: Científicas
Próximo Texto: GameOn: Casamento bom, mas meio forçado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.