São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Cartas

Rock brasileiro faz sucesso, leitora cobra mais diversidade de assuntos e preconceito é atacado

Parabéns, Legião!
"Não poderia deixar de enviar este e-mail parabenizando pela belíssima matéria de capa de 28/8. Sou muito fã do Legião Urbana. A matéria "Faz 20 anos" ficou demais (só de pensar que eu tinha apenas dois aninhos na época) e a "Inspiração está na estante" também está maravilhosa... Muito obrigado por este grande presente. Ah, quando der, por favor, falem da Maria Rita."
TIAGO NASCIMENTO, 22, Iepê, SP

Quem é normal?
"Estou indignada com as críticas que o caderno vem recebendo ultimamente, em especial a intitulada "Modinha entediante...", (ed. de 28/8). É de espantar a indignação desses leitores, que chamam as tribos urbanas de simples "modinhas". Além disso, a carta mostra claramente um preconceito: "Nunca vi uma reportagem sobre adolescentes normais". Normais como? O que é normal e o que é anormal?
E por que falar somente sobre surfe, skate, estudo, baladas ou programas de TV? Quer dizer que, só porque eu leio Nietzsche e ando com os chamados góticos desde os 14 anos, sou anormal? Desculpem o desabafo. Gosto do caderno e gostaria que vocês continuassem com o assunto, apesar das críticas..."
PAULA SIQUEIRA, 21, São Paulo, SP

Abaixo o preconceito!
"Gostaria de parabenizar Jairo Bouer pela coluna na edição do dia 28/8. Ele disse tudo o que as pessoas que praticam um ato de preconceito deveriam saber. Às vezes, somos intolerantes mesmo sem perceber. Isso vem ocorrendo muito aqui no Folhateen: pessoas indignadas com matérias de determinados estilos musicais, filmes, modinhas etc.
Não podemos querer que tudo nos agrade, pois não será assim nunca! Fim ao preconceito e à intolerância!"
RENATA MALAQUIAS, 22, Ferraz de Vasconcelos, SP

Um refrão, dois refrães...
"Garotas, parabéns! 02 Neurônio também é cultura!!! Não sabia que refrão tinha como plural também a forma "refrães". Abraços"
PAULO EDUARDO DE OLIVEIRA, 27, São Paulo, SP

FOLHATEEN: Pois é, Paulo. Além de nos ensinarem os segredos do universo feminino, as cultas meninas do 02 Neurônio provaram que sabem tudo da língua portuguesa. Apesar de quase todo mundo falar (e escrever) "refrões", o certo mesmo é "refrãos" ou "refrães".

Assuntos variados
"Não estou escrevendo para reclamar que as reportagens não estão boas. Escrevo porque vários leitores -que, ao contrário de mim e de outras pessoas que gostam dos temas abordados- não conseguiram até agora dizer o que realmente falta para que o Folhateen fique completo. Por que não falar claramente que existem os pagodeiros e rappers, assim como existem os roqueiros, punks etc? É esse o motivo de tanta reclamação ultimamente! Acho que os assuntos deveriam ser mais variados."
MARIA CLARA ABDAL, 14, Campinas, SP

Ponto de equilíbrio
"O caderno Folhateen parece estar encontrando o seu ponto de equilíbrio. Aproxima-se, pouco a pouco, da realidade e, o que é melhor, presta um serviço à formação juvenil. Neste país literalmente carente de bons exemplos explorados pela mídia, a pauta da edição de 28/8 merece aprovação."
DORALICE ARAÚJO, 46, Curitiba, PR


Escreva pra gente! Criticando, elogiando ou só para matar o tempo: folhateen@uol.com.br. Ou envie carta para Folhateen (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900). Importante: mande nome completo, idade e cidade onde mora O grupo de apoio do Folhateen no segundo semestre de 2006 é formado por Aline Baleeiro Nordi, 17, Evelyn Rurie Saizaki, 16, Mariana Biderman Soares de Azevedo, 15, Ricardo Gomes de Oliveira, 22, Ricardo Tenório Coelho dos Santos, 16, e Teresa Perosa, 17; quem quiser fazer parte do próximo, escreva dizendo o que acha do caderno.

Próximo Texto: Baladas legais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.