São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 15 anos, estou envolvido em grandes emoções. A qualquer hora pode rolar uma transa. Meu pênis apresenta uma curvatura lateral. Isso tem cura?"

"Tenho 15 anos, 1,65 m e 56 kg. Meu pênis, em ereção, tem 10 cm. Queria saber se ele é normal e se vai crescer mais?"


Garotos encanam com tamanho do pênis

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Ano novo, dúvidas antigas. Entra ano, sai ano, e as encanações com a forma e o tamanho do pênis não abandonam a cabeça dos nossos leitores. E não é à toa. Em uma idade de mudanças no corpo e em que a sexualidade tem papel importante, muitos garotos ficam sem saber como lidar com o que consideram o ator principal da sua vida sexual, o pênis.
Antes de responder às dúvidas, vamos fazer apenas uma consideração. Tudo bem ficar encanado com o pênis e tentar resolver dúvidas. Mas relaxem! Sexo não se resume a ele. O conjunto da obra, ou seja, vocês mesmos é que são importantes. O pênis vem no pacote!
Nosso primeiro leitor conta que está envolvido em grandes emoções. Isso vai fazer com que ele inicie sua vida sexual. Não é um pênis um pouco mais curvo para um lado ou para o outro que vai fazer a diferença.
Aliás, é muito comum que o pênis seja um pouco torto: para a direita, para a esquerda, para baixo, para cima, são muitas as possibilidades. Na maioria absoluta das vezes, isso não traz nenhuma dificuldade para a vida sexual do proprietário nem de sua companheira.
Só quando o pênis é muito torto, a ponto de provocar dor ou dificultar a penetração, que um médico precisa ser consultado. Mas isso é bastante raro.
Está com vergonha? Não esquente! Com um pouco de paciência e intimidade com a parceira, você vai perceber que não precisa se envergonhar daquilo que você tem.
Nosso segundo leitor está preocupado com o tamanho do pênis. Aos 15 anos, ele provavelmente está bem no meio da sua fase de desenvolvimento físico e, em breve, deve ganhar maior estatura, mais peso e também mais alguns centímetros para o seu pênis.
Mas essa não é uma preocupação que você precisa carregar dia e noite. A média do pênis do homem brasileiro, em ereção, é de cerca de 13 cm. Isso não significa que um pênis maior ou menor tenha algum tipo de problema.
De novo, vale lembrar que o conjunto importa muito mais do que a parte. É o seu desempenho, o seu carinho e a sua emoção que contam na hora da transa. E não um par de centímetros a mais ou a menos, certo?


Jairo Bouer, 37, é médico.
Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior: Vagas para estudar música
Próximo Texto: + Saúde: Fique atento aos cuidados com o sol neste verão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.