São Paulo, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer

jbauer@uol.com.br

As verrugas

"Tenho 19 e apareceram algumas verrugas ao redor do meu pênis, próximo ao saco escrotal. Algumas desapareceram, mas outras ainda persistem. O que pode ser?"

"Tenho 23, sou bi e apareceram algumas verruguinhas ao redor do meu ânus há algumas semanas, que não saíram até hoje. Elas me incomodam muito! O que posso fazer?"

AS DUAS dúvidas dessa semana podem ter relação com o HPV (papilomavírus humano). Esse vírus é responsável por uma das doenças sexualmente transmissíveis mais freqüentes em nosso meio: o condiloma acuminado ou "crista de galo". O HPV pode causar verrugas na região genital e levar ao câncer de colo de útero.
Algumas verrugas podem desaparecer espontaneamente, mas outras podem persistir. O HPV é transmissível basicamente pelo contato sexual e a camisinha, embora diminua muito a chance de transmissão, não garante 100% de proteção, já que a lesão pode estar fora da área de cobertura do preservativo.
No último ano foi aprovada nos EUA e no Brasil uma vacina para prevenção do vírus HPV. Ela protege contra os tipos mais "agressivos" de HPV, que estão mais ligados ao desenvolvimento do câncer de colo de útero.
A nova vacina está indicada para mulheres entre 9 e 26 anos. Promete maior eficácia para as garotas que não iniciaram sua vida sexual e que ainda não entraram em contato com o vírus.
Nos homens, o HPV pode causar verrugas na região do pênis, coxa, saco escrotal e ânus. Ele também pode levar ao aparecimento de câncer na região anal.
Agora, pesquisadores em várias partes do mundo estão tentando saber se essa mesma vacina é eficaz para ser usada por garotos. A Unifesp está procurando candidatos para esse novo teste com a vacina. Informações pelo telefone 0/xx/ 11/5081-5258 ou no endereço www.vacinahpv.unifesp.br.
Para nossos leitores que mandaram as dúvidas desta semana: para ter certeza sobre a causa das lesões e para programar o melhor tratamento, só mesmo procurando o médico. Ele dará a orientação adequada para cada um dos casos. E cuidado: muitas das lesões provocadas pelo HPV não são visíveis a olho nu.
E mais: se você tem uma verruga, pode contaminar outras pessoas. Use camisinha e procure seu médico!


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Show: A mágica do palhaço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.