São Paulo, segunda-feira, 05 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

Perigo no forno e na frigideira

Estudo publicado no jornal da Sociedade Americana de Química indica relação entre o consumo de batata e cereais fritos ou assados e o desenvolvimento de câncer. Quando aquecidos, alimentos ricos em carboidratos produzem altos níveis de acrilamida -substância relacionada ao desenvolvimento de tumores. O cozimento seria uma maneira segura de aquecê-los.

Homens correm maior risco de morrer em qualquer faixa etária
O simples fato de pertencer ao sexo masculino basta para aumentar o risco de morte em qualquer idade. Esse estranho dado veio de um estudo demográfico em 20 países feito pela Universidade de Michigan em Ann Arbor, nos EUA. Os homens americanos, por exemplo, correm risco triplo de morrer entre 20 e 24 anos, enquanto o risco masculino é duas vezes maior até os 50 anos. A desvantagem dos homens apareceu em todas as causas de morte, desde o assassinato até as paradas cardíacas.

Viajantes conectados a médicos por uma mochila
Uma mochila desenvolvida na Inglaterra transmitirá a um médico os sinais vitais de viajantes doentes que estejam em locais remotos. Baseado nas batidas do coração, na pressão sanguínea e na temperatura do viajante, o médico poderá sugerir medidas via telefone celular.

Asteróide não baterá na Terra
Astrônomos descartaram a possibilidade de o asteróide 2002 NT7 se chocar com a Terra em 2019. Cientistas acharam inicialmente que havia uma possibilidade de o asteróide, que tem 2 km de diâmetro, colidir com a Terra. Depois, porém, concluíram que o asteróide vai passar ao largo do planeta nessa data. No entanto, os cientistas não descartam a hipótese de o 2002 NT7 entrar em rota de colisão com a Terra por volta de 2060.



Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Objeção dos pais não é desculpa para ausência de proteção
Próximo Texto: 02 neurônio: A Bolsa de Valores da pretendência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.