São Paulo, segunda-feira, 05 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNO

Macacos sem mouse anunciam o comando da tecnologia por pensamento

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Comandar a tecnologia por pensamento já dá sinais de não ser mais idéia só dos filmes de ficção. Alguns pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) conseguiram fazer com que macacos movimentassem um ponteiro na tela de um computador, sem mouse, apenas com estímulos cerebrais.
Ainda mais legal que a descoberta é a forma simples de dar esse passo. Um macaco recebeu uma esfera, que ele podia movimentar livremente. Enquanto o objeto, como um mouse, passava informações para o computador, eletrodos acompanhavam as ondas cerebrais emitidas pelo animal -percebendo que regiões do órgão eram utilizadas durante cada movimento.
Depois, o mesmo procedimento foi realizado, dessa vez ignorando os dados fornecidos pela esfera. Os eletrodos detectaram os estímulos cerebrais e, por comparação com os da primeira fase, puderam realizar movimentos semelhantes.
Se continuar indo bem, a novidade logo terá uma aplicação útil para deficientes físicos, que poderão controlar computadores sem depender de programas de reconhecimento de voz. Como benefício secundário, o não-uso de teclado e mouse trará uma brutal redução nos problemas de postura. Será o fim dos especialistas em lesões do trabalho, então?

E-mail - walabibi@uol.com.br



Texto Anterior: 02 neurônio: A Bolsa de Valores da pretendência
Próximo Texto: Internotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.