São Paulo, segunda-feira, 05 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Após a transa, o medo da gravidez

"Transei com meu namorado e não me lembro do que aconteceu, pois tinha bebido umas taças de vinho a mais. Fizemos sexo e ele chegou a usar camisinha. Só que, no dia seguinte, ele me pediu para tomar a pílula do dia seguinte. Minha menstruação veio, mas continuo com medo."

"Transei com minha ex sem proteção. Ejaculei três vezes. Ela tinha acabado de sair do período menstrual. Será que pode ficar grávida? Quando poderei ter essa informação?"

"Transei com minha namorada há duas semanas sem camisinha. A gente estava na terceira vez seguida, e as camisinhas tinham acabado. Não tirei o pênis na hora da ejaculação! Sei que não é seguro, mas o risco é menor, não é? Na terceira vez não deve sair muita coisa do pênis!"

EM UMA pesquisa que está sendo concluída aqui em São Paulo com 7.500 alunos de 20 escolas, quase a metade dos jovens que têm vida sexual ativa já se preocuparam, alguma vez, com a possibilidade de uma gravidez indesejada. E cerca de 10% dos que já fizeram sexo tiveram, de fato, que enfrentar uma gestação. Números altos! Mas é só a gente olhar para as dúvidas dessa semana para entender melhor o que acontece.
As pessoas continuam a fazer um montão de coisa errada quando o assunto é sexo e prevenção de gravidez. Ou falta informação ou falta o uso adequado dessa informação. Eu fico com a segunda hipótese! O jovem sabe o deve fazer, mas desliga o botão da razão no momento em que sobe a temperatura no quarto do casal.
O primeiro casal tomou vinho e se esqueceu do que fez. Beber demais pode dar nisso mesmo! A pílula do dia seguinte faz a menstruação chegar antes (dois ou três dias depois de tomar a pílula) e pode trazer efeitos colaterais desagradáveis como náusea, dor de cabeça e mal-estar. Pela sua carta, dá para entender que você não corre mais risco de gravidez. O segundo casal transou logo depois de a garota ter saído do seu período menstrual. Nessa fase do ciclo, as chances da garota estar em seu período fértil são menores. Os testes de farmácia podem revelar gravidez a partir dos primeiros dias de atraso menstrual. Os testes de laboratório, pedidos pelo médico, podem revelar essa informação alguns dias antes do atraso.
O terceiro casal confia na menor "fertilidade" do garoto depois da terceira ejaculação seguida (já que nas duas primeiras eles teriam usado proteção). Esse é um conceito de proteção bem vago, já que, mesmo na terceira vez, mesmo em menor quantidade, existem espermatozóides no sêmen. Vale a pena correr esse risco?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Música: NXTudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.