São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS

Ronaldo Lemos ronaldolemos09@gmail.com

Mistura de turmas é problema para redes

Há um dilema nas redes sociais. Ao longo do tempo, o perfil vai se transformando em um mistura de grupos diferentes de pessoas que nem sempre estão juntas no mundo "real": familiares, colegas de escola ou trabalho, amigos, conhecidos, paqueras e até mesmo estranhos.
Isso causa desconforto. Afinal, para muitos jovens é importante construir um espaço individual, longe da esfera familiar.
Isso faz parte da formação e do processo de crescer. Antes,acontecia nas ruas da cidade. Hoje, com a dificuldade de deslocamento nos grandes centros, a rede assume o papel. Vira um espaço público em que o contato entre conhecidos e desconhecidos vai forjando identidades e ideias.
Daí não é de causar espanto o apelo a perfis falsos (algo que o Facebook abomina) ou apelidos para fugir do radar familiar.
O fato é que o excesso de exposição cansa. Dá trabalho ficar gerenciando grupos sociais distintos, pensando em quem está lendo o quê.
Um caso interessante aconteceu há pouco tempo com o cantor Ed Motta, que disparou impropérios no Facebook, achando que só seria lido por um grupo restrito de amigos.A restrição estava só na cabeça dele.
As próprias redes sociais também estão preocupadas. O Orkut agora inclui classificações entre grupos de pessoas.O Diaspora, projeto de nova rede social que leva a privacidade a sério, também propõe sua própria solução.
Se o problema continua, ele incentiva as pessoas a irem pulando de uma rede social para outra.
É um belo exemplo de sucesso como início da decadência. Vale lembrar que, em menos de dez anos, houve a ascensão e queda do Friendster e do My Space.
Quem serão os próximos?

MONITOR

JÁ ERA
My Space com o grande site para música nova

JÁ É
iTunes, que finalmente parece estar chegando ao Brasil

JÁ VEM
Bandcamp.com, firmando-se como boa plataforma para novos artistas

OUÇA PODCAST DA COLUNA
http://www.folha.com.br/mm924006">http://www.folha.com.br/mm924006


Texto Anterior: Empresas podem ver com maus olhos passado de ócio
Próximo Texto: Só na Folha.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.