São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ESCUTA AQUI

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR cby2k@uol.com.br

A última sessão de música

Man or Astro-Man, revista "Uncut", woxy.com, Belle and Sebastian, confusão com os Titãs, (muito) chumbo no Caetano, briga com leitores (só no começo), a febre das cartas, a febre dos e-mails e, por fim, calmaria.
Foi mais menos essa a trajetória de "Escuta Aqui", que termina hoje depois de tantos anos, tantos que me recuso a contar. Quando a então editora do Folhateen Noelly Russo me chamou para fazer a coluna, substituindo o chapa André Forastieri, a internet engatinhava.
Eu recebia cartas às toneladas. Masoquista, dirigia minha atenção às críticas mais violentas, aos piores xingamentos. Arrumei confusões homéricas com leitores. Não faria de novo.
Outro dia encontrei um pacote dessas cartas. Foi divertido reconhecer os remetentes. Muitos acabaram se tornando escritores, músicos, jornalistas, alguns se tornaram amigos e outros, engraçado, detratores.
De vez em quando pego alguém falando mal de mim na internet e reconheço: "Esse (ou essa) era aquele que me mandava cartas superfofas". É a vida.
Por muitos anos, a coluna "Escuta Aqui" teve certa relevância no mundo hoje chamado de indie. Enchi a bola da "Uncut" quando ninguém no Brasil sabia do que se tratava. Acabou virando "cool" circular pela noite de São Paulo com essa revista inglesa embaixo do braço.
A partir da dica de um leitor, elogiei seguidas vezes a programação da rádio americana woxy.com. A emissora ficou tão famosa no Brasil que passou a ter vinhetas em português.
Escrevi insistentemente sobre bandas pelas quais me apaixonei e que não mereciam tanto assim (Man or Astro-Man), que não mereciam nada (Belle and Sebastian) e que mereciam muito (TV on the Radio).
Mas, se "Escuta Aqui" teve algum influência no passado, isso foi se diluindo.
Prefiro pensar que a causa seja a fragmentação intensa das fontes de informação, trazida pela internet. Nesse contexto, quase nada ou ninguém consegue ser muito relevante.
Na reta final de "Escuta Aqui", tive uma última alegria: descobrir o blog da leitora Anna Vitória Rocha, 17, de Uberlândia, MG.
Encontrei na web um texto em que ela descrevia a sua saga para comprar o romance "Um Dia", de David Nicholls, que viu recomendado na coluna e não sossegou até conseguir (mesmo sendo importado).
Em seu blog, a garota fala de livros. E amigas comentam falando de livros também, muitos deles escritos em inglês.
Dá pena parar de fazer a coluna, sabendo que lá fora existem leitores assim. Mas chegou a hora.
De agora em diante, a gente se encontra aos sábados, quinzenalmente, na Ilustrada. Tchau, valeu.


Texto Anterior: Transporte público de SP tem apagão noturno
Próximo Texto: Arroz de protesto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.