São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setembro verde

EVENTO PROMOVE DEBATE AMBIENTAL ENTRE JOVENS

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A conscientização sobre a mudança climática e o consumo responsável vai chegar antes da primavera neste ano em São Paulo.
Começa nesta sexta-feira o "Setembro Verde", evento cultural que reúne 50 atrações, entre filmes, shows, oficinas e intervenções, em 20 espaços da cidade.
A estudante Julia Dávila, 20, diz ser parte de uma geração que tem uma nova perspectiva sobre a questão ambiental na grande cidade e está preparada para exercitar o ativismo: será voluntária na organização do evento.
"Antes, tinha aquela história de abraçar árvore. Agora, temos problemas reais", diz ela, citando como exemplo o agravamento da poluição do ar na cidade por conta do tempo seco.
Carlos Alberto Alves, 16, já convenceu os pais até mesmo a desistir de comprar um carro. "Não é uma coisa fundamental na vida", diz ele, que adotou a bicicleta como meio de transporte.
Carlos e Aline Araújo dos Santos, 15, vão ajudar na montagem do que chamam de "Vaga Viva".
"Vamos montar uma sala no lugar de um vaga de rua e transformá-la num espaço bem aconchegante", diz ela. "A rua não é um lugar estranho. É uma continuidade de nossas casas", avalia Carlos.
Entre as atrações do festival está o documentário "The Yes Men Fix the World", que será exibido pela primeira vez no Brasil.
O filme é uma espécie de "Pânico na TV" ambientalista e tem abordagem "non-sense" para chamar atenção para catástrofes ecológicas.


Texto Anterior: O que querem os alunos argentinos
Próximo Texto: Programe-se: Veja as atrações gratuitas que o Folhateen indica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.