UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo e saúde

A arte da aproximação para meninos

"Tenho 24 anos e sou péssimo com as mulheres. Nunca fiz sexo. Arrumei uma namorada agora, e ela quer fazer sexo comigo, mas não consigo ter uma ereção. Não queria perder essa chance!"

"Tenho 20 anos e me apaixonei por uma colega, mas não consegui conquistá-la. Acho que ela se afastou pela maneira afoita com que cheguei nela. Fico apaixonado facilmente e acabo assustando as garotas. Como controlar isso?"


JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Quando alguém diz que os homens andam perdidos no jeito de chegar nas meninas, não está exagerando. A nova mulher, liberada e exigente, é um desafio para os garotos.
O primeiro leitor é tímido e está inseguro para se aproximar das mulheres. Teve poucas experiências em que conseguiu ficar perto das garotas e tem dificuldades de ereção. Que tal investir na intimidade com uma menina?
A dificuldade de ereção está provavelmente relacionada a fatores como medo e ansiedade. Essas barreiras são mais facilmente vencidas quando a gente consegue ter calma e ficar mais íntimo da parceira. Não se apresse! Você está namorando e pode curtir tudo bem devagar.
Sexo não é apenas penetração! Os dois podem explorar os prazeres do corpo de uma maneira legal, variada, sem uma pressão do tipo: "Tenho que ter uma ereção agora para transar". Aí, é lógico que tudo fica mais difícil! Outra sugestão é buscar uma terapia. Que tal tentar entender por que você fica tão inseguro e ansioso no momento das suas conquistas?
O segundo leitor vai em uma direção oposta. Apaixona-se rapidamente e, quando percebe, já está dando presentes, fazendo declarações e traçando projetos compartilhados. Daí, muitas garotas se espantam e fogem.
Como controlar esse impulso? A chave de tudo também é, provavelmente, a ansiedade. Apaixonado, ansioso por demonstrar seu sentimento e provar seu amor, ele acaba atropelando fases importantes do relacionamento. Cá entre nós, é quase impossível, da noite para o dia, ter certeza de que a pessoa pela qual você se apaixonou é o amor da sua vida.
Quando você chega a essa conclusão muito rapidamente, pode apostar que concluiu tudo de forma precipitada. Relação é uma história lenta, curtida, aprimorada, que a gente só sabe se vai dar certo depois de um bom tempo de intimidade. Tenha, então, calma. Tente uma aproximação suave e controle mais seus impulsos, para cair de cabeça só quando tiver certeza de que a piscina tem profundidade suficiente para evitar que você se machuque.
A arte da aproximação e do relacionamento não é simples. Por outro lado, a solução, em geral, não é tão complexa. Tem que experimentar!


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Drogas podem ser o terror
Próximo Texto: + Saúde: Por um consumo mais responsável de álcool
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.