UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

Balão

Além de diversão, HQ é fonte de informação

WALDOMIRO VERGUEIRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Muitos adultos lembram-se das restrições que pais e professores faziam aos quadrinhos, afirmando que estes traziam pouca informação, divulgavam entretenimento dispensável, levavam à preguiça mental e, pior, tiravam a atenção de leituras mais sérias. Eram acusações que expressavam o preconceito de uma geração contra um meio de expressão legítimo e popular.
É possível apontar muitas HQs que ampliam os conhecimentos de seu público. "Watchmen", de Alan Moore e Dave Gibbons, apresenta a teoria do caos como nenhum livro de física poderia fazer. Elementos de aerodinâmica são encontrados em produções antigas, como "Flash Gordon", de Alex Raymond.
Atualmente, a mais barata e preciosa fonte de informações das HQs é a série "Martin Mystère", do italiano Alfredo Castelli. Publicada no Brasil pela editora Mythos, ela traz informações em todas as áreas de conhecimento, como antropologia, história, geografia, artes místicas, química, física etc., constituindo-se em uma enciclopédia de conhecimentos gerais. Mais que isso: elaborada de forma inteligente e divertida, ela consegue ir aonde nenhuma enciclopédia jamais foi.
Pena que muitos pais e avós que faziam objeções às HQs não estejam vivos para comprovar como estavam errados.


Waldomiro Vergueiro é professor associado e coordenador do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP

balao@folha.com.br


Texto Anterior: Orelha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.