São Paulo, segunda-feira, 06 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

A loja mais cool do planeta

VOU MANDAR nomes de gente importante, daqui a pouco explico por quê. Paul Smith (estilista), Don Letts (cineasta), Jon Savage (escritor de música), Erol Alkan (DJ), Bobby Gillespie (Primal Scream), Ana da Silva (Raincoats), Jarvis Cocker (Pulp), James Murphy (LCD Soundsystem), Luella Bartley (estilista), David Adjaye (arquiteto), Thurston Moore (Sonic Youth).
Imagine que você é dono de uma loja e que todos esses astros, seus clientes, decidiram ajudar na festa dos 30 anos do negócio.
Pare de imaginar. Essa loja extracool com freqüentadores extracool existe e está mesmo celebrando 30 anos. Chama-se Rough Trade, fica em um lendário endereço londrino: 130 Talbot Road. Na primeira vez em que entrei lá (há exatos 20 anos!) comprei tantos discos (de vinil) que não tinha onde guardá-los e ainda me restavam dois meses de viagem de mochila nas costas.
As três décadas da Rough Trade estão sendo comemoradas com um CD duplo, com faixas escolhidas pela freguesia estelar. Paul Smith pinçou "Pablo Picasso", dos Modern Lovers. Luella Bartley foi de Pixies ("Here Comes Your Man"). Bobby Gillespie mandou Carter Family ("No Depression in Heaven"). Erol Alkan desencavou o violento Lard ("The Power of Lard"). Don Letts radicalizou: "Persian Love", de Holger Czukay.
A Rough Trade não é uma loja de música: é "a" loja de música. Não é a maior do mundo (essa é a Amoeba, na Califórnia). Não é a mais modernex de Londres (a rede Fopp detém o título). Mas é a mais cool, a mais importante. A que tem história (da loja se originou a gravadora Rough Trade, que deu ao mundo Smiths, Strokes e Arcade Fire, entre muitos outros).
É um símbolo de Londres, um ponto no coração de todos os que amam a música nova.

CD PLAYER

PLAY: "THE RECORD SHOP, 30 YEARS OF ROUGH TRADE SHOPS"///
Graças ao amigo Zeca Camargo, essa jóia caiu em minha mãos. Minha faixa predileta: "Planet Rock", Afrika Bambaataa.

PAUSE: LED ZEPPELIN COOL///
Jack White conseguiu: mais de 30 anos depois, ficou chique gostar de Led Zeppelin. A Indie 103.1 FM, de Los Angeles, adotou.

EJECT: ABC FORA DO TVUNETWORKS///
O site que põe TV grátis no seu computador não tem mais a rede americana ABC. É aquela que passa "aquela" série, a da ilha.


Texto Anterior: Frank Black não grita mais
Próximo Texto: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.