São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livro - por trás da fama

Obra narra submundo do pop

MANUELA MINNS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

Imagine o cara mais sacana do mundo, misógino, que acorda com uma carreira de pó no nariz e dorme bêbado, ao lado de alguma prostituta. Esse é Steven Stelfox, herói, ou anti-herói, de "Kill Your Friends", romance do inglês John Niven, que mostra o mundo e o submundo da indústria da música pop inglesa nos anos 90.
Niven escreve com conhecimento de causa. Assim como Stelfox, ele trabalhou na indústria fonográfica descobrindo e desenvolvendo artistas de massa. "Steven é uma composição de duas ou três pessoas que eu conhecia (não eu, é bom deixar claro)", conta o escritor, que viveu o boom do britpop quando bandas como Oasis e Spice Girls estouraram. E quando as festas de arromba pagas pela empresa eram diárias.
"Quando você coloca um monte de gente jovem e com salários astronômicos juntas inevitavelmente as coisas seguem para essa direção", explica o autor. Mas no caso de Stelfox, que narra o livro em primeira pessoa, as conseqüências vão tomando proporções matadoras. Endividado e sem um single sequer nas paradas, ele está com a carreira e com a conta bancária por um fio.
No início de cada capítulo, Niven dá um resumo do que estava acontecendo na indústria musical e abre o texto com uma frase de alguém do meio, como Elvis Presley, Mariah Carey e até executivos de gravadoras.
À medida que a indústria inglesa bomba, Stelfox entra numa lama de cocaína, dívidas e problemas com a polícia.
Niven diz que no mundo do pop é impossível manter-se limpo. "Não me lembro de ter pago por um drinque em dez anos", diz ele, que largou a indústria musical. "Senti falta do dinheiro mas não das festas nem das celebridades. Uma década disso foi suficiente!"

KILL YOUR FRIENDS
John Niven
William Heinemann Ltd.
Importado (336 págs.)


Texto Anterior: Livro - Por trás da fama: Oscar está em "Celebutantes"
Próximo Texto: Trechos "Celebutantes"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.