São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

nova fase

Dirigir aos 16, nem pensar

Novos motoristas defendem a idade mínima para dirigir e afirmam que, antes dos 18 anos, ainda não têm maturidade para guiar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de muitos aprenderem a dirigir bem antes de chegarem à maioridade, os adolescentes ouvidos pelo Folhateen para esta reportagem foram unânimes ao afirmar que 18 anos é a melhor idade para obter a permissão legal de dirigir.
Ana Carolina di Giachomo, que fez intercâmbio na Austrália, conviveu com adolescentes que podiam guiar aos 16, desde que acompanhados de um maior de idade. Apesar disso, ela acredita que a experiência não daria certo no Brasil.
"A mentalidade lá é completamente diferente. Eles são criados para respeitar as leis", opina. "Aqui, o trânsito é muito desrespeitoso", completa.
Daniela del Carlo Bernardi, 18, usa seu próprio comportamento para justificar sua posição a favor da manutenção do limite atual. "Aos 16 anos, eu não teria a responsabilidade de sair à noite e não beber, caso pudesse dirigir", afirma. "E, se houvesse algum acidente, com certeza não teria calma para lidar com a situação."
Gabriel de Novaes França, 19 também acredita que a dupla direção-bebida é o principal problema. "Dezesseis anos é o cúmulo da imaturidade", acredita. "Já está provado que os jovens são a faixa etária que mais se envolve em acidentes no trânsito. Se a idade legal para dirigir fosse diminuída, o número de acidentes triplicaria."
Rodrigo Broggi, 18, tem uma posição mais branda, mas ainda assim acredita que manter a legislação atual é a melhor opção. "Acho que há pessoas que poderiam dirigir mais cedo. Mas, como a lei é para todos, é melhor ficar como está porque assim ela abrange também àqueles que não têm responsabilidade." (LUANA VILLAC)


Texto Anterior: Dicas dos novos motoristas para quem ainda não tirou carta...
Próximo Texto: Índice de acidentes é alto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.